terça-feira, dezembro 17, 2013

A história de Noé e o dilúvio retratada em filme

Quão fiel?
Cada vez que Hollywood lança um novo filme bíblico, aqueles que levam a sério as palavras e revelações das Escrituras ficam com dois pés atrás. Em 2014, vão para as telas algumas produções baseadas em histórias bíblicas, como o filme “Noé”, com Russell Crowe no papel principal. Depois de assistir ao trailer (abaixo), dois amigos expressaram sua impressão: “Achei o trailer bem legal, mas preocupante, por um outro lado. Do jeito que eles colocaram, ficou parecido com filmes como ‘O Senhor dos Anéis’ e outras grandes produções hollywoodianas; e assim subjetivamente mostram, quem sabe, a esta nova geração Y, o ‘caráter fictício’ do filme, e isso poderá levar alguns a pensar: ‘Que viagem! Imagine se isso aconteceu de verdade!’ Ou seja, a Bíblia é mais um livro de ficção” (Flávio Pavanelli).

“É claro que, dificilmente, um filme secular segue à risca o relato bíblico. Apesar de o trailer parecer coerente com o modelo catastrofista do criacionismo, são perceptíveis alguns traços de ficção ali. E, pelo menos, uma mensagem subliminar já aparece embutida na chamada da produção. As palavras ‘O fim do mundo é apenas o começo’ nos reportam ao o futuro, pois o dilúvio não foi o fim do mundo (não como entendemos o fim do mundo). Ou seja, a chamada passa a velha ideia cinematográfica de que, no fim, os homens vencerão a disposição divina de destruir este sistema de coisas. É esperar para ver. Como diz Paulo: ‘Julgar todas as coisas, reter o que for bom’” (Ronival Gonçalves).

Realmente é de se ficar desconfiado (ainda mais quando no trailer aparece uma filha de Noé!). O que gostei de ver foi a chuva de meteoritos e as fontes do abismo jorrando água (como afirma o modelo catastrofista/criacionista). Mas não acredito mesmo que o roteiro vá ser totalmente fiel à Bíblia. [MB]