segunda-feira, junho 16, 2014

Cientistas descobrem oceano dentro da Terra

Três vezes mais água
Pesquisadores descobriram, após décadas de estudos, que um vasto reservatório de água – suficiente para encher os oceanos da Terra três vezes – pode estar escondido quilômetros abaixo da superfície. A novidade, publicada na Science, tem chances de transformar a atual compreensão de como foi formado o planeta. Em março deste ano, cientistas já haviam divulgado evidências desse enorme reservatório. A água estaria “trancada” em um mineral chamado ringwoodite, cerca de 660 quilômetros abaixo da crosta terrestre. Os pesquisadores se basearam no estudo de uma região que se estende no subsolo dos Estados Unidos. O mineral em que está a água costuma agir como uma esponja, em razão de sua estrutura cristalina. Se apenas 1% da rocha for água, já seria o equivalente a quase três vezes a quantidade de água nos oceanos. A pesquisa, informou o Guardian, utilizou dados do USArray, uma rede de sismógrafos americana, que mede as vibrações de terremotos.

Segundo o geofísico responsável pela iniciativa, Steve Jacobsen, da Universidade Northwestern, a descoberta sugere que a água da Terra pode ter vindo de seu interior, impulsionada para a superfície pela atividade geológica – em vez de ter sido trazida por cometas congelados. “Acho que estamos finalmente vendo evidências de um ciclo de água na Terra, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de água em estado líquido na superfície do nosso planeta”, diz Jacobsen.

Em entrevista à New Scientist, o pesquisador afirmou que a água escondida também poderia estar agindo como um amortecedor para os oceanos na superfície. “Se [a água armazenada] não estivesse lá, estaria sobre a superfície da Terra, e o topo das montanhas seriam o único solo para fora.”

Nota: De onde teria vindo tanta água? Considerando-se que o topo das montanhas não estava lá tão alto no passado, essa água abissal toda (fontes do abismo?), se estivesse na superfície, cobriria a Terra inteira. Outra coisa: essa imensa quantidade indispensável de água em nosso planeta torna mais difícil outros planetas serem candidatos a “Terras”, como querem os astrônomos evolucionistas. A Terra é especial. Foi meticulosamente projetada para abrigar vida. [MB]