quarta-feira, março 02, 2011

Quando os espermatozoides “surgiram”?

Um novo estudo descobriu que o gene responsável pela produção de espermatozoides é tão vital que sua função se manteve inalterada ao longo da evolução. Ele é encontrado em quase todos os animais, e provavelmente se originou [sic] há 600 milhões de anos. O gene, chamado Boule, parece ser o único exclusivamente necessário para a produção de espermatozoides nos animais, desde insetos aos mamíferos. No estudo, foi detectada a presença do gene Boule no esperma em diferentes linhas evolutivas: humanos, mamíferos, peixes, insetos, vermes e marinhos invertebrados. A pesquisa usou esperma de um ouriço do mar, um galo, uma mosca de fruta, um homem e um peixe. Os pesquisadores afirmaram que a descoberta é muito surpreendente, porque a produção de espermatozoides tende a mudar devido à forte pressão seletiva para genes específicos do esperma evoluir, ser um supermacho para melhorar o sucesso reprodutivo. E esse é o único elemento específico do sexo que não se alterou entre as espécies. O gene deve ser tão importante que não pode mudar. [Quem disse isso a ele?]

A descoberta do papel crucial Boule na perpetuação da espécie pode ter muitas aplicações práticas para a saúde humana. Por exemplo, quando os investigadores retiraram o gene Boule de um rato, o animal pareceu saudável, mas não produziu espermatozoides. Um gene específico como esse pode ser ideal para um medicamento contraceptivo masculino.

Boule também tem o potencial para reduzir as doenças causadas por mosquitos e parasitas. A pesquisa sugere que a desregulação da função de Boule em animais irá perturbar a sua criação e colocar os parasitas sob ameaça ou germes sob controle. Isso poderia representar um novo rumo para o nosso desenvolvimento futuro de agrotóxicos ou medicamentos contra parasitas infecciosos ou portadores de germes.

(Hypescience)

Nota: A seleção natural deve ser realmente muito inteligente, pois além de selecionar características úteis aos seres vivos, garante que certas características vitais como o gene Boule responsável pela produção de espermatozoides permaneçam inalteradas ao longo de milhões de anos. Detalhe: Se esse gene específico é tão “vital”, como os seres sexuados se viravam antes de ele “surgir”? E mais: De onde “surgiu” a informação genética necessária para o “surgimento” dessa novidade específica complexa? Quem “surgiu” primeiro: os seres sexuados com todas as suas funções e órgãos distintos e específicos ou o Boule? Um não seria inútil sem o outro? E a pergunta que não quer calar: Quando e como surgiu a reprodução sexuada, já que ela dependeria de uma série de mutações específicas em organismos diferentes numa mesma geração e espaço físico, mutações essas capazes de torná-los macho e fêmea, perfeitamente compatíveis e reprodutores? Finalmente, note que apenas a desregulação da função de Boule já é capaz de ameaçar o ciclo da vida e que esse gene funciona perfeitamente em animais como moscas, peixes e galos, além do ser humano. Em todos esses seres vivos o Boule permaneceu inalterado durante “milhões de anos”. E depois dizem que eu é que sou crente... O Boule, para mim, é outra assinatura deixada nos seres vivos pelo grande Designer.[MB]

Leia também: "Gene específico produz espermatozóides", "A fantástica interação óvulo-espermatozoide" e "O impulso extra do espermatozoide"