sexta-feira, outubro 29, 2010

A fantástica interação óvulo-espermatozoide

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, descreveram pela primeira vez a estrutura 3D de um receptor completo do óvulo que se liga ao espermatozoide no início da fecundação. Os resultados permitirão melhor compreensão da infertilidade e permitirão o desenvolvimento de tipos inteiramente novos de métodos contraceptivos. A pesquisa foi publicada na conceituada revista científica Cell. Durante séculos, o encontro dos gametas - óvulos e espermatozoides - tem desafiado a imaginação das pessoas. É essa união que dá origem a um novo indivíduo. No início da concepção, os espermatozoides ligam-se a proteínas no revestimento extracelular do óvulo, chamado zona pelúcida (ZP). Mas os detalhes moleculares desse evento biológico fundamental, até agora, permaneciam obscuros.

Luca Jovine e sua equipe agora conseguiram determinar a estrutura tridimensional do receptor molecular que se liga ao esperma, chamado ZP3. As informações estruturais detalhadas, baseadas em dados coletados no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), tornam possível começar a explorar em nível molecular como o óvulo interage com os espermatozoides no processo de fecundação.

O estudo sugere quais partes do receptor são susceptíveis de serem contactadas diretamente por um espermatozoide, e fornece novas pistas sobre como o receptor de esperma é montado e secretado pelo óvulo. Os resultados têm implicações importantes para a medicina reprodutiva humana, uma vez que podem explicar como mutações no gene do receptor de esperma podem causar a infertilidade. A pesquisa também poderá levar à criação de métodos contraceptivos não-hormonais, visando especificamente a interação espermatozoide-óvulo.

“Os resultados dão uma imagem notável do lado feminino da fecundação”, diz Luca Jovine, que liderou o estudo. “Mas esta é, naturalmente, apenas metade da história. O próximo passo será descobrir as moléculas correspondentes no espermatozoide que lhe permitem se ligar ao óvulo.”

(Diário da Saúde)

Nota: Essa é outra “caixa-preta” da biologia que vai sendo aberta. Já é extremamente complicado tentar explicar a origem da reprodução sexuada, agora imagine justificar como duas mutações aleatórias em dois indivíduos diferentes numa mesma época e mesma geração deram origem ao complexo mecanismo de interação entre óvulo e espermatozóide! São muitos os “milagres” necessários para que isso ocorresse da maneira darwinista. Sob o ponto de vista criacionista, é necessário apenas um milagre: “Homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). Quem precisa de mais fé?[MB]

Leia também: "Por que a mãe não rejeita o feto", "Segredos evolutivos do orgasmo feminino" e "O impulso extra do espermatozoide"