segunda-feira, outubro 22, 2012

Adventista celebra 109 anos com muita saúde

Cada um dos 109 anos de Júlia Feix Goulart construiu a trajetória comemorada ontem com uma festa que reuniu a numerosa família em torno da alegre e bem disposta vovó, na Vila Farrapos. Tentar dimensionar o tamanho da família é difícil: sete filhas, 33 netos... e a conta segue até chegar aos tataranetos, passando por bisnetos e trinetos. Com a quinta geração celebrando seu aniversário, a senhora nascida em Santiago, a 441 km da Capital, não teria como se sentir diferente: “Estou muito feliz.” A festa teve bolo, salgadinhos e muitas fotos. Ao final do parabéns, ela também aplaudiu e sorriu.

A trajetória não é apenas longa, mas saudável e lúcida. Dona Júlia não toma medicamentos, pois o corpo funciona perfeitamente. Necessita apenas de uma bengala e de apoio para caminhar. E, se a audição já não está perfeita, a visão é excelente. “Pode escrever que eu leio”, disse, apontando para o bloco de notas da repórter. [...]

“A família conta que, em casa, ela acorda por volta das 9h, faz as refeições sozinha - com calma, em uma bandeja levada até sua cama - tira uma soneca depois do almoço e passa horas lendo a Bíblia. Adventista, gosta de contar passagens do livro e cantar hinos. E não vai dormir antes da meia-noite. Tarde? Aos 109 anos, quem se atreve a dizer que ela não tem razão?