quarta-feira, outubro 17, 2012

Vulcão gigante nos Andes está se mexendo

Satélites de monitoramento ambiental detectaram deformações do solo acima de um gigantesco corpo de magma subterrâneo. A movimentação, que pode indicar uma atividade vulcânica futura, está ocorrendo no centro da Cordilheira dos Andes. A província vulcânica conhecida como Altiplano-Puna é parte de um arco vulcânico ativo no centro da América do Sul, estendendo-se pelo Peru, sudoeste da Bolívia, Chile e noroeste da Argentina. Nessa região existem grandes caldeiras formadas após erupções catastróficas no passado. E é lá também, entre 17 e 19 km de profundidade, que se encontra o maior corpo de magma ativo conhecido na crosta continental da Terra.

Em um estudo publicado na revista Science, os cientistas usaram dados de radar dos satélites Envisat e ERS para estudar uma elevação incomum perto do vulcão Uturuncu, adormecido há [supostos] 270 mil anos. As medições dos satélites mostram que o terreno nessa área vem se elevando cerca de um centímetro por ano nos últimos 20 anos. A área circundante, por sua vez, está afundando a uma taxa mais lenta de cerca de dois milímetros por ano.

Devido ao formato de um chapéu de abas largas que essa movimentação está criando, a equipe batizou a ocorrência de “elevação sombrero”.

A deformação é atribuída ao inchamento de um grande volume “flutuante” de rocha fundida, na parte superior do magma. Os autores sugerem que a maior parte do material fundido está sendo drenado das partes adjacentes do magma, causando o afundamento periférico. O estudo não faz estimativas sobre o eventual despertar do Uturuncu.