sexta-feira, outubro 26, 2012

Apagão atinge Estados do Norte e do Nordeste

Um apagão, ainda de causas desconhecidas, atingiu as regiões Norte e Nordeste do Brasil na madrugada desta sexta-feira. Grandes cidades como Juazeiro do Norte (CE), Olinda (PE) e Vitória da Conquista (BA), além das capitais Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA) estavam sem luz às 4h (de Brasília). Regiões dos Estados do Pará e do Tocantins, incluindo as respectivas capitais, Belém e Palmas, também foram atingidas, mas a força já está em processo de restabelecimento nesses locais. Informações não confirmadas de usuários de redes sociais apontam ainda problemas de falta de energia elétrica em Estados de outras regiões brasileiras, como Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o problema foi registrado inicialmente à 0h14 (horário de Brasília), embora alguns lugares do Nordeste tenham apesentado falhas de luz já cerca de uma hora antes. Companhias elétricas nordestinas acreditam que o problema foi causado por uma pane no sistema interligado nacional.

A assessoria de imprensa do ONS informou que, à 1h20 desta madrugada, algumas linhas já haviam sido recompostas e que a energia elétrica já havia voltado em várias localidades. Não há prazo estipulado, porém, para a volta total da energia.

Entre a noite do último dia 22 e a madrugada de 23 de setembro, uma falha em um transformador também deixou seis Estados nordestinos sem luz.


Nota: Esse apagão de grandes proporções é o segundo em pouco mais de um mês. Segundo o Operador Nacional do Sistema, não se sabe ainda o que provocou o desligamento das linhas de transmissão do sistema interligado que atende as localidades afetadas. Segundo matéria publicada no site de Veja, em 3 de outubro, outro blecaute afetou cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Por ao menos meia hora, a pane atingiu regiões do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre e Rondônia, além de cidades no Centro-Oeste. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o problema foi causado por um incêndio em um transformador da subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A pane no equipamento causou diminuição da carga de Itaipu, o que levou à perda de 3.500 megawatts dos 60.000 produzidos pela usina. Note o que o incêndio em apenas um transformador foi capaz de fazer. Imagine a explosão em série de muitos transformadores, o que poderia ser causado por uma forte tempestade solar (confira aqui).