terça-feira, outubro 16, 2012

Série Grandes Impérios e Civilizações

Foi muito prazeroso escrever os seis livros da série Grandes Impérios e Civilizações. Por três motivos: gosto de escrever, pude viajar no tempo com meus personagens e me diverti desenhando os heróis e as cenas de cada aventura. Antes de trabalhar como editor de livros na Casa Publicadora Brasileira (CPB), fui professor de história em Florianópolis e pude perceber a carência de bons livros paradidáticos que tragam, além dos conteúdos necessários, valores e ensinamentos construtivos. Em todos os livros da série, procurei fazer inter-relações com tempos e relatos bíblicos. Assim, embora sejam histórias fictícias, com personagens principais também fictícios, o pano de fundo e os personagens “tangenciais” são reais. O livro O Que Ele Viu na Grécia foi escrito em coautoria com minha esposa, Débora.

A série original está há mais de dez anos no mercado e vem sendo adotada principalmente por escolas adventistas e de outras confissões religiosas. Neste ano, todos os livros passaram por uma atualização completa no conteúdo e no visual. Meus desenhos foram coloridos pela artista Lívia Haidee Ferreira (da CPB) e as capas foram pintadas pelo ilustrador Thiago Lobo, também da CPB. Sou suspeito, mas posso dizer que o trabalho deles ficou muito bom! (Confira algumas ilustrações abaixo.)

Resumindo: a série Grandes Impérios e Civilizações foi elaborada com o objetivo de resgatar os conhecimentos históricos e geográficos relativos aos impérios e às civilizações do passado – tais como Egito, Babilônia, Grécia, Roma, Pérsia, os Astecas, etc. – de maneira leve e atraente. A ideia é que esses livros sirvam de prazeroso complemento para as aulas de História e Geografia e, sobretudo, sejam uma forma interessante e saudável de fazer uma viagem no tempo e no espaço. Outra intenção do projeto é mesclar informações a respeito do passado da civilização estudada com dados atuais como: número de habitantes, situação social, costumes, etc.

Espero que você se divirta tanto lendo esses livros quanto eu me diverti ao escrevê-los.

Boa viagem!

Michelson Borges