terça-feira, fevereiro 07, 2017

Freira é ameaçada por dizer que Maria não era virgem

José e Maria eram um casal normal
Celebridade no Twitter, onde tem mais de 183 mil seguidores, a freira dominicana Lucía Caram provocou a ira da Igreja e de fiéis ao sugerir que Maria, mãe de Jesus Cristo, teve relações sexuais com seu marido, José. A religiosa argentina, que vive na Catalunha, recebeu ameaças de morte e pediu desculpas por seu discurso, mas acusou o governo da Espanha de aproveitar o episódio para promover discórdia entre ela e o Vaticano. Caram é entusiasta da independência catalã. “Acho que Maria estava apaixonada por José e que eles eram um casal normal, e ter relações sexuais é uma coisa normal”, disse, no programa de TV espanhol “Chester in love”. “É difícil acreditar e aceitar. Acabamos com as regras que inventamos sem chegar a uma mensagem verdadeira.”

Caram afirmou que a sexualidade é dada por Deus, uma parte básica de cada indivíduo e uma forma de expressão própria. Ainda assim, segundo ela, a Igreja tem lutado contra isso. “Acho que a Igreja não encara esse assunto há muito tempo e o varreu para debaixo do debate”, opinou. “Este assunto não era tabu, e sim algo considerado sujo ou oculto. Era uma negação do que acredito ser uma bênção.”

As observações da freira provocaram uma onda de raiva na internet, incluindo uma petição on-line para que ela fosse suspensa de sua Ordem. Suas opiniões foram rapidamente desmentida pelo bispo de Vic, na Espanha, que, em um comunicado, lembrou que a virgindade de Maria faz parte da fé desde o início da Igreja: “Isso foi proclamado pelo Segundo Concílio de Constantinopla, sendo o dogma mariano primário observado pelos cristãos católicos e ortodoxos [...]. Lembramos às pessoas que essas observações não estão de acordo com a fé da Igreja e lamentamos a confusão que podem ter causado aos fiéis.”

Na última quarta-feira, Caram emitiu uma declaração em que disse que havia recebido ameaças de morte depois de sua aparição na TV: “Quando fui perguntada sobre a Virgem Maria, disse que, na minha opinião, ela obviamente amou José... Eu queria dizer que não me chocaria se ela teve um relacionamento normal de casal com seu marido. Isso chocou muitas pessoas, talvez porque não havia oportunidade de esclarecimento. Mas creio que minha fidelidade e amor à Igreja, ao Evangelho e ao projeto de Jesus são claros, assim como a certeza de que o sexo não é nem sujo nem algo a ser condenado, e que o casamento e o sexo são uma bênção.”

A freira acrescentou que, enquanto pedia desculpas a quem se sentia ofendido, estava preocupada com o modo “fragmentado, ideológico e perverso” com que suas observações foram interpretadas. A freira disse que “alguns sedentos de vingança e impulsionados pelo ódio” mentiram sobre ela e fizeram “ameaças sérias, incluindo à minha vida”.

Nota 1: Tremendo discernimento e grande coragem manifestados por essa freira. A Bíblia diz que Jesus teve irmãos, alguns dos quais muito provavelmente filhos de Maria. Para contornar isso, a Igreja Católica faz um malabarismo exegético a fim de mostrar que, na verdade, esses irmãos teriam sido primos. Duas coisas ficam muito evidentes nessa notícia: (1) conforme escreveu Ellen White, a Igreja Católica não muda; seus dogmas são tido como sagrados e imutáveis; e suas pretensões igualmente ainda são as mesmas; e (2) ainda encara o sexo como algo pecaminoso, o “pecado original”, daí verem o celibato clerical como uma condição que colocaria o clero acima dos “leigos”; muitos católicos não poderem sequer conceber a ideia de que Maria tenha tido uma vida conjugal normal. A Bíblia diz que José não “conheceu” Maria (não teve relações sexuais com ela) antes que Jesus nascesse, o que indica claramente que eles tiveram relações sexuais após o nascimento de Jesus. O problema é que, tradicionalmente, a Igreja Católica prefere ficar com os dogmas e com sua tradição em detrimento da Bíblia Sagrada. Lucía Caram está coberta de razão e tem amparo bíblico em sua defesa de que o sexo e a família são sagrados. A mentalidade pervertida (religiosa ou não) é que encara o sexo como algo sujo. Deus criou o sexo para ser desfrutado no casamento (confira). A Bíblia recomenda que os líderes da igreja sejam casados, que tenham uma família bem conduzida e que os cristãos casados não se privem do sexo. Líderes assim têm autoridade para falar sobre família e sexualidade. O celibato pode ser praticado? Sim, por escolha pessoal e não como obrigação eclesiástica. Parabéns para a freira Lucía, e que Deus proteja a vida dela das mãos dos fundamentalistas cegos que, a exemplo de alguns fariseus do tempo de Jesus, abrigam o ódio e o desejo homicida no coração, ao mesmo tempo em que querem preservar os dogmas da igreja! Quebram o mandamento de Deus por causa de suas tradições. [MB]

Nota 2: Outro religioso católico que acabou sendo hostilizado foi o padre que, em uma cerimônia de casamento, falou a verdade sobre Maria, a mãe de Jesus. Confira aqui. 

Nota 3: Amo meus irmãos católicos, até porque já fui um. E me solidarizo com a freira Lucía e o padre do casamento, já que eu mesmo, quando fui um líder católico, sofri por defender a verdade bíblica (conheça um pouco dessa história aqui). Antes de ser convidado a me retirar do grupo de jovens que ajudei a liderar em Criciúma, partilhei com meus amigos verdades como a volta de Jesus, o estado do ser humano na morte e o sábado. Fiz isso porque descobri que a Bíblia é muito clara sobre esses e outros assuntos. Fiz isso porque percebi que certos dogmas contradizem claros ensinos bíblicos. Fiz isso porque minha consciência me impediu de permanecer calado. E fui hostilizado por isso. No entanto, continuo orando por meus irmãos católicos, pedindo a Deus que os proteja e que lhes mostre a vontade dEle. [MB]