terça-feira, agosto 22, 2017

Detalhe inesperado aparece em foto do eclipse e causa surpresa

Milhões de norte-americanos assistiram, através de telescópios, câmeras e óculos de proteção descartáveis, ao momento em que a Lua apagou o Sol, no primeiro eclipse solar total a cruzar os Estados Unidos de costa a costa em quase um século. Uma foto tirada pela NASA captou, além da beleza do fenômeno natural, um detalhe bastante inesperado. A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) cruzou o céu e passou em frente ao Sol bem no momento do eclipse. A foto tirada pelo fotógrafo da NASA Joel Kowsky captou perfeitamente o instante em que a minúscula silhueta do ISS se aproxima do astro. A imagem foi capturada da cidade de Banner, no Wyoming. A agência espacial americana também registrou em vídeo o momento em que a Estação Espacial passa ao lado do Sol, a uma velocidade aproximada de 8 km/seg. Uma câmera de alta velocidade, que filma 1.500 quadros por segundo, foi usada para capturar o evento.



Nota do bibliotecário Vanderlei Ricken: “Tem terraplanistas que ficam loucos com esse tipo de informação. Para eles tudo isso, eclipse, sombra da estação, etc., é farsa da NASA; para eles o homem nunca foi à Lua e as imagens da estação espacial (que vemos ao vivo no YouTube) são forjadas em estúdios altamente sofisticados. Tudo isso para enganar a grande massa e deixá-la sob controle, e óbvio negar a existência de Deus. Conversando com um pessoal terraplanista, mostrei alguns aplicativos de identificação de satélites e da própria estação espacial ISS. Inclusive instalei um app que te acorda no momento em que a ISS está visível em sua região e te mostra a direção em que ela vai passar. Mas nada foi suficiente para os convencer. Pior é que eles tentam jogar a Bíblia nessa confusão. Esquecem-se de um ponto importante: a Igreja Adventista não acredita na revelação verbal, mas na revelação do pensamento. E isso faz toda a diferença. 

Os defensores da revelação verbal [inerrantistas] acreditam que Deus ditou a Bíblia. E se a Bíblia diz que o ‘Sol parou’, é porque parou mesmo. Os defensores da revelação do pensamento entendem que Deus revelou a verdade dentro do conhecimento que os profetas tinham na época. Em outras palavras, a revelação mostrou que o dia ficou maior por um milagre de Deus. Não entra na questão de como é que foi isso. Apenas utiliza a linguagem comum da época. Nós mesmos, hoje em dia, ainda falamos em ‘nascer do sol’. Mas o sol não nasce. Trata-se apenas de uma expressão e não de um fato científico.

“Os terraplanistas creem que existe uma parede, dura mesmo, no céu, que impede de qualquer um de ir para o espaço. Mesmo que existam tantas demonstrações científicas que provem o contrário. Eles não entendem que, de fato, a atmosfera é uma ‘parede’ muito ‘dura’ e protetora, só que não da forma como eles pensam que seja. Na cabeça deles as estrelas não existem. São tipo reações químicas luminosas que estão no domo (a parede dura), no meio da água que lá existe. Acreditar na Terra plana diante das muitas demonstrações científicas é fideísmo, jamais fé. Fideísmo é a crença no absurdo e no que está provado ser o contrário – tudo em nome da fé. Mas a fé verdadeira deve se apoiar em evidências. Resumindo: os terraplanistas querem defender a Bíblia mas acabam dando um tiro no próprio pé.”