terça-feira, agosto 26, 2008

Terremoto no Peru é sentido no Norte do Brasil

Moradores de cidades no Norte do País, especialmente Cruzeiro do Sul e Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia, sentiram um tremor de terra na tarde desta terça-feira (26). Os tremores foram reflexos de um terremoto no Peru. O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Sand França, afirmou ao G1 que o abalo teve epicentro localizado na região de Pucallpa, perto da fronteira entre Peru e Brasil, e magnitude de 6,3 graus na escala Richter. A região de Pucallpa está localizada a cerca de 200 quilômetros de Cruzeiro do Sul. Em Rio Branco, o abalo provocou pânico. Servidores da Secretaria Estadual de Saúde tiveram que deixar o prédio do orgão às pressas, porque sentiram o edifício tremer. Não há informações sobre danos materiais ou vítimas.

Em Porto Velho, funcionários também abandonaram o prédio do Núcleo de Administração da Justiça de Rondônia. Após uma vistoria, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros decidiram interditar temporariamente o edifício até que seja feita uma avaliação de toda a estrutura. Segundo França, os abalos costumam ser sentidos em prédios altos. Novos tremores podem acontecer na região.

"Após um grande terremoto, geralmente é comum a ocorrencia de tremores secundários. Em municípios localizados perto da fronteira, como Cruzeiro do Sul, a probabilidade de abalos secundários é maior", explicou França.

(G1 Notícias)