terça-feira, setembro 08, 2009

Município de SC pode ter sido atingido por tornado

A Defesa Civil de Santa Catarina informou na tarde desta terça-feira que suspeita de que a cidade de Guaraciaba tenha sido atingida por um tornado na madrugada de hoje, quando um forte vendaval danificou 70% das residências, deixou quatro mortos e pelo menos 138 feridos na cidade. Em todo o Estado, a Defesa Civil contabilizava, às 18h50, que 72.303 pessoas haviam sido afetadas em pelo menos 45 cidades. A Defesa Civil contabilizou que seis cidades decretaram situação de emergência: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira e Ipuaçu.

No Oeste, o município de Caçador comunicou o destelhamento de 230 residências, enquanto Abelardo Luz sofreu com a forte chuva de granizo que provocou prejuízos em pelo menos 2.012 edificações.

O município de São Domingos estava sem comunicação, enquanto a localidade de Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita, sofre com a falta de água e energia elétrica e o destelhamento de 206 edificações. O município de Ipuaçu estava sem energia e com registros de destelhamento de casas e queda de árvores.

O município de Coronel Martins estava sem comunicação e energia elétrica, com destelhamento e queda de árvores. Monte Castelo informou aos técnicos da Defesa Civil Estadual a existência de cerca de 106 edificações atingidas, com pelos menos dois feridos, sendo uma vítima de infarto e 40 desalojados. O município de Penha, na foz do rio Itajaí-Açu estava sem água e sem eletricidade, além de contar com 411 edificações atingidas pelo vendaval. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram verificados destelhamentos, quedas de árvores e o desabamento de um galpão da empresa Auto Viação Catarinense.

Segundo a Defesa Civil, os números devem aumentar com o repasse das informações das prefeituras para o órgão estadual.

(Terra)