quinta-feira, setembro 17, 2009

Que religião é essa?


Clubes de luta, reggae, campeonatos de surfe e até tatuadores estão atraindo cada vez mais jovens para as igrejas evangélicas do Brasil, afirma reportagem publicada [na] terça-feira pelo jornal americano New York Times. Sob o título “Noites de luta e reggae enchem as igrejas brasileiras”, a reportagem descreve o recente crescimento das Igrejas Evangélicas no Brasil e a evasão de fiéis da Igreja Católica. “(A igreja) Renascer em Cristo está entre o crescente número de igrejas evangélicas no Brasil que estão encontrando formas de se conectar com os jovens para aumentar seu rebanho de fiéis. De noites de luta a reggae, vídeo games e tatuadores no local, suas igrejas vêm ajudando a tornar o movimento evangélico o movimento espiritual que mais cresce no Brasil”, diz a reportagem.

“Igrejas evangélicas cristãs estão atraindo os brasileiros para longe do catolicismo romano, a religião dominante no Brasil. Em 1950, 94% dos brasileiros diziam ser católicos, mas este número caiu para 74% até o ano 2000. Ao mesmo tempo, a porcentagem dos que se descrevem como evangélicos aumentou em cinco vezes no mesmo período, chegando a 15% no ano 2000.”

Segundo um pastor da Igreja Renascer, o movimento evangélico pode preencher um vazio para os jovens que buscam a salvação. Mas o NYT também comenta a controvérsia em torno da igreja, cujos fundadores, Estevam e Sonia Hernandes são acusados de fraude, roubo, evasão de impostos e lavagem de dinheiro no Brasil.

“A Renascer tenta contratar pastores jovens que possam se relacionar melhor com membros adolescentes”, diz o jornal. “Na noite de luta (competições de jiu-jitsu, segundo o jornal), dezenas de adolescentes e jovens adultos compareceram à igreja. No salão da frente, carrocinhas vendiam cachorro quente e pizza, e jovens faziam fila para adquirir tatuagens de temas religiosos como ‘eu pertenço a Jesus’.”

A reportagem descreve ainda o estado de transe em que muitos fieis parecem entrar durante os cultos, e descreve o recolhimento do dízimo pelas igrejas.

O movimento evangélico atrai jovens de todas as classes no Brasil, afirma o New York Times, citando a igreja Bola de Neve, formada por surfistas. A igreja, fundada em 1999 no Rio de Janeiro, afirma ter hoje mais de 100 assembleias, a maior parte no Brasil. Segundo o fundador, música e esporte “superam todos os tipos de barreiras”.

(BBC Brasil)

Nota: Levando-se em conta esse tipo de “religiosidade” pós-moderna, dá para entender estas duas declarações:

“A própria Bíblia diz que Deus escreve certo por linhas tortas” (diálogo na novela Alma Gêmea). Mesmo os que se dizem religiosos não conhecem mais a Bíblia e citam ditados populares como se fossem textos bíblicos. Fazem das Escrituras uma espécie de amuleto ou artigo decorativo, mas não se dedicam à análise devocional de suas páginas. Num clima de exacerbação dos sentimentos e do transe, sem a devida orientação provida pela Palavra de Deus, as pessoas caem em todo tipo de armadilha duma religião que mais se assemelha ao neopaganismo.

A outra declaração: “Religião é um cativeiro para as pessoas. Tudo que se faz ‘religiosamente’ é escravidão. Nós lemos a Bíblia e procuramos aprender valores e condutas para uma vida saudável e com mais esperança” (Iris Abravanel, esposa de Silvio Santos). Isso revela o quanto as igrejas estão desacreditadas. Muitas pessoas preferem viver a fé sem se envolver com denominações das quais desconfiam. As notícias frequentes de desvio de dízimos e enriquecimento ilícito de líderes religiosos lançam uma sombra de dúvida sobre todas as igrejas, afastando de suas portas muita gente sincera (e pensante).

Agora esta: clubes de luta, reggae e tatuagens! Se Jesus encarnasse hoje, será que convidaria Seus discípulos para um vale-tudo a fim de atrair pecadores e oferecer-lhes salvação? Vade retro![MB]