quinta-feira, novembro 04, 2010

Blog Criacionismo comemora cinco anos

Tudo começou há mais de cinco anos, de maneira despretensiosa. Comecei a observar alguns blogs de jornalistas e percebi que a ferramenta poderia ser usada de forma séria e para o bem. Então resolvi fazer uma experiência e criar meu próprio blog para defender a bandeira criacionista. Inicialmente, ele se chamava “Michelson Borges” (figura abaixo) e eu usava o domínio www.michelsonborges.com (que ainda existe e aponta para o blog atual). Depois mudei para “Criacionismo” e passei a usar o domínio www.criacionismo.com.br, que registrei há uns dez anos, quando nem sabia direito o que faria com ele. (Hoje tenho certeza de que foi Deus quem me motivou a registrar esse domínio para usá-lo num futuro próximo.)

Como geralmente a controvérsia entre o criacionismo e o evolucionismo acaba sendo tratada em âmbito mais acadêmico, resolvi “traduzir” esses conteúdos e torná-los mais acessíveis ao público geral – uma das funções do bom jornalismo. Como criacionismo é um tema que envolve ciência e religião, meu leque de assuntos acaba sendo bem amplo e diversificado. Creio que são essas coisas que atraem os leitores e louvo a Deus pelo crescimento no número de acessos ao longo desses anos de trabalho.

A ordem de Jesus é para que alcancemos todas as pessoas do mundo com a mensagem de esperança contida na Palavra de Deus. Isso inclui mostrar a relevância do evangelho, inclusive aos de mente científica e mesmo aos agnósticos, céticos e ateus. Como fazer isso? Creio que o debate respeitoso em torno da ciência e da religião, valendo-nos de argumentos científica e filosoficamente bem embasados, seja um bom começo. Nos últimos anos, tenho recebido e-mails de pessoas com todo tipo de opinião e convicção filosófica. Pessoas que dificilmente pisariam num templo cristão, mas que, numa base virtual, aceitam conversar sobre diversos assuntos relacionados à cosmovisão bíblico-cristã. Fico muito feliz com essa oportunidade de partilhar minhas convicções.

E tem mais: muitas pessoas não se dão conta de que aquilo que elas pensam com relação às origens afeta seus valores e a maneira de encarar a vida. Nos textos que publico diariamente no blog (procuro manter uma média de duas a três novas postagens por dia), procuro chamar atenção também para isso.

A internet ajuda a romper barreiras e alcançar pessoas onde elas estão. No conforto da casa delas ou no ambiente de trabalho, o Espírito Santo pode impressionar-lhes a mente com um texto, um vídeo, etc. Ali, quando elas estão sozinhas, o preconceito pode mais facilmente ser vencido. Por isso, oro todos os dias pelas pessoas que têm contato com os conteúdos que publico.

Graças ao bom Criador, tenho recebido comentários positivos em relação ao meu trabalho, até de pessoas que discordam dos meus pontos de vista. Atribuo isso ao respeito com que procuro tratar todos os leitores. Atualmente, a média de acessos está na faixa de dois a três mil por dia. É maravilhoso poder me dirigir diariamente a essa grande “plateia”. Uma tremenda responsabilidade que envolve credibilidade e compromisso, mas também grande privilégio e bênção.

Seja sempre bem-vindo ao blog!

Michelson Borges

PARTICIPE! Para comemorar os cinco anos do blog www.criacionismo.com.br, queremos lhe dar um presente. Para isso, escreva um texto de até 15 linhas, com fonte Times New Roman e corpo 12 (siga essas instruções para não ter seu texto desclassificado) e conte como o blog o ajudou ou tem ajudado de alguma forma. Envie o texto até o dia 18/11 para o e-mail blogcriacionismo@gmail.com com seu nome completo e a cidade/estado em que reside. Os cinco melhores depoimentos serão escolhidos por uma comissão formada por pastores, jornalistas e outros profissionais, e, depois, serão submetidos à votação aqui no blog. Os prêmios serão entregues na seguinte ordem:

1º lugar: 1 jogo de DVDs “Princípios” + 1 camiseta do blog Criacionismo

2º lugar: 1 jogo de DVDs “Princípios”

3º lugar: 1 Bíblia Missionária

4º lugar: 10 livros Ainda Existe Esperança

5º lugar: 1 livreto Esperança Para Você