quarta-feira, março 10, 2010

Darwin explica até a dor de um chute nas partes baixas

Todo homem sabe como é dolorido levar um chute nas partes baixas. E as mulheres? Será que nelas um chute no mesmo lugar dói menos? “Qualquer traumatismo causa dor. O que acontece é que no sexo masculino a dor é mais intensa porque as glândulas – os testículos - são externas e sem proteção”, diz José Jorge Serapião, diretor da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro. Na mulher, uma pancada na vulva dói menos porque suas glândulas – os ovários – são internas, ficam na barriga. “Apesar disso, traumatismos na vulva podem ser graves, como qualquer outro ferimento”, diz o ginecologista. E hoje, as mulheres estão muito mais suscetíveis a lesões nas genitálias porque se expõem mais em esportes que antes não praticavam.

Onde as mulheres sentem mais dor é mesmo o peito. “Os seios femininos são cheios de vasos sanguíneos e as glândulas mamárias são muito sensíveis à dor”, diz Serapião. Uma tortura comum na Antiguidade era beliscar com um equipamento de metal os seios femininos.

A dor intensa, tanto para homens como mulheres, não existe por acaso. É fruto da seleção natural. Homens que sentem mais dor nos testículos têm mais chance de deixar descendentes, já que protegem mais a área, responsável justamente pela reprodução. E, nas mulheres, ocorre o mesmo, já que a dor faz com que elas protejam os seios contra lesões, o que é essencial para amamentar os filhos.

(Galileu)

Nota: Os darwinistas precisam decidir se foi vantajosa ou não a "evolução" dos testículos. Já ouvi alguns argumentarem que o fato de os testículos ficarem fora do corpo, tão expostos, depõe contra o design inteligente. Agora dizem que essa característica foi selecionada e que os testículos mais dolorosos é que tiveram vantagem... Não seria melhor que tanto os testículos quanto as glândulas mamárias fossem ocultos e não causassem dor alguma? Pior ainda é explicar o surgimento de ambos por mutação. Mais: Como explicar o surgimento de tantos órgãos complexos e diferenciados em ambos os sexos, de tal forma que numa mesma geração e num mesmo local surgissem macho e fêmea compatíveis. É de dar dor de cabeça. A propósito, e essa dor? Também é vantajosa do ponto de vista evolutivo?[MB]