domingo, março 21, 2010

Mulheres desaprovam assobios e comportamento sexista

Homens que assediam mulheres com assobios e comentários de teor sexual na realidade prejudicam o gênero masculino inteiro, constatou um estudo. A pesquisa, liderada por Stephenie Chaudoir e Diane Quinn, da Universidade de Connecticut, analisou os sentimentos e as reações de mulheres que viram ou ouviram homens fazendo comentários desairosos para outras mulheres. As pesquisadoras pediram a 114 estudantes universitárias que assistissem a um vídeo e se imaginassem como transeuntes, observando uma cena em que um homem faz uma observação sexista para outra mulher ou simplesmente a cumprimenta. Em seguida, as pesquisadoras pediram às estudantes que atribuíssem pontuações a seus níveis de ansiedade, depressão, raiva e medo em relação aos homens e seu desejo de se afastar de homens ou brigar com eles.

O estudo revelou que, além de ficarem incomodadas, as mulheres tendiam a interpretar a observação machista como insulto às mulheres em geral e a sentir mais raiva e ficarem mais motivadas a adotar ações diretas contra os homens em geral.

"As mulheres sofrem consequências negativas diretas por serem alvos de preconceito e, como demonstra o trabalho atual, consequências indiretas na condição de transeuntes", disseram as pesquisadoras no estudo.

"Mas o sexismo também prejudica os homens. Sempre que as ações preconceituosas de um homem isolado são atribuídas a sua condição masculina, esse homem vai impactar a visão que as mulheres têm dos homens em geral e as reações delas aos homens."

O estudo foi publicado no periódico Sex Roles.

(MSN Entretenimento)

Comentário do leitor Renato Jungbluth: As mulheres, no fundo, não gostam de ser o que a evolução faz delas. Deveria fazer parte de sua natureza gostar dos avanços dos homens mais "ativos" e "destemidos", aqueles que dão em cima, que espalham seus genes. Mas essa condição não se harmoniza com seus desejos e sentimentos. Não é uma fase, não é fruto de um meio, ou uma condição apenas. Mulheres não se tornam desejosas de poligamia em situações de dificuldade. Aliás, deveriam gostar de infidelidade sempre, pois fortalece a espécie. Mas nunca foi assim. A verdade é que mulheres e homens não são animais. Não são um bicho mais evoluído. Homens e mulheres são especiais, e embora tentem nos fazer acreditar no contrário, a realidade não deixa. Para falar do natural, a própria natureza não permite. Embora o naturalismo e a filosofia deste mundo levem a tratar e ver pessoas como animais ou objetos, a natureza da mulher não é assm. As palavras, as doutrinas modernas não podem mudar isso. Mulher não é bicho. Não é objeto. A natureza da mulher é ser especial! Vai dizer que não?