quinta-feira, novembro 24, 2011

Há “milhões de anos”, mariposa já era bem complexa

Os tons brilhantes das mariposas e borboletas não vêm da pigmentação, como a cor da nossa pele ou dos nossos olhos. Eles vêm de minúsculas estruturas nas escamas que espalham luz e produzem cor. Agora, pesquisadores descobriram as cores originais de uma mariposa fossilizada que viveu há 47 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista]. Maria McNamara, paleobióloga da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e sua equipe usaram microscopia eletrônica para estudar as escamas da mariposa, depois analisaram matematicamente a estrutura das escamas para determinar suas cores originais. “A cor original das asas era verde amarelado”, disse McNamara. “Ao olhar para ela hoje, parece mais azul.” Ela e sua equipe publicaram suas descobertas na edição atual da revista PLoS Biology.

Cerca de 20 espécimes da mariposa foram descobertos no xisto betuminoso de Messel, na Alemanha, um tesouro onde já foram encontrados milhares de insetos, mamíferos e peixes fossilizados. Segundo McNamara, a mariposa é uma ancestral das zygaenidae, que são encontradas na Europa e na Ásia.

Essas mariposas são tóxicas e têm gosto desagradável, e suas cores vivas servem como alerta para os predadores. McNamara afirma que é possível que as mariposas ancestrais já tivessem desenvolvido esse mesmo sistema de alerta e também fossem tóxicas.

Ela disse ainda que, “encontrar qualquer vestígio de cor é muito importante sob o ponto de vista ecológico. Podemos reconstruir as cores originais e a estratégia de comunicação desses insetos”.


(Info)

Nota: Atualmente, com muito dinheiro e tecnologia de ponta, cientistas estão tentando reproduzir o mecanismo responsável pela incrível cor dos insetos. Apenas para copiar, os pesquisadores precisam de muito design inteligente. Mas os darwinistas querem que acreditemos que no passado remotíssimo (e imaginário, diga-se) a complexidade responsável pela cor da asa das mariposas (e muitas outras complexidades, como a própria célula e suas máquinas moleculares e informação complexa e específica) já teria evoluído e seria responsável por um mecanismo totalmente funcional como é hoje. Acredite se quiser. Eu não tenho tanta fé.[MB]

Leia também: "Olhos antirreflexivos" e "Mariposa inspira nanotecnologia"