quarta-feira, novembro 09, 2011

Extinção da megafauna causada por conjunto de fatores

As extinções em massa dos animais gigantes que viviam na Terra durante a Era do Gelo não têm apenas uma causa, mas um grande e complexo conjunto de causas, afirma um estudo que envolveu mais de 40 instituições, publicado na edição [de] quinta-feira, 3, da revista Nature. A razão do desaparecimento de grandes espécies como o mamute e o rinoceronte lanudo durante a Era do Gelo é um dos mistérios da paleontologia. Explicações diferentes foram propostas: desde as mudanças climáticas até o excesso de caça. A pesquisa publicada agora, no entanto, afirma que nenhum desses fatores sozinhos é suficiente para explicar o tamanho da devastação, que matou um terço das espécies de mamíferos da Eurásia e dois terços da América do Norte. Para estudar a extinção da chamada “megafauna”, os cientistas tiveram que se reunir em um “megaestudo”. O pesquisador Eske Willerslev, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, liderou um grupo de mais de 50 cientistas de 40 universidades no maior trabalho do tipo já realizado.

A equipe estudou os dados climáticos, o DNA das espécies e registros arqueológicos e descobriu que cada um desses dados explica uma extinção diferente. Por exemplo, o bisão siberiano e o cavalo selvagem foram extintos provavelmente pela caça de seres humanos. No entanto, o desaparecimento do rinoceronte-lanudo e do boi-almiscarado na Eurásia não parece ter tido a ver com a presença humana – o clima seria o único culpado ali.

E enquanto as renas não parecem ter sido afetadas nem por clima nem por ação humana, o fim dos mamutes segue um mistério a ser desvendado.

De acordo com Willerslev, o trabalho acaba com a ideia de que apenas uma coisa é responsável por cada uma das diversas extinções da megafauna.

(G1 Notícias)

Nota: De fato, não foi apenas uma coisa que causou cada uma das extinções: foi um conjunto de causas relacionadas com a maior catástrofe que este planeta já sofreu, e que envolveu inundações, tsunamis, gigantescos derrames de lava e muita, muita fossilização causada por soterramentos rápidos e de grande extensão. Note que extinção em massa e existência de animais gigantes são aspectos presentes no relato bíblico.[MB]

Leia também: "Dilúvio universal e suas implicações", "Meteoritos do dilúvio?" e "Colisão no espaço acabou com os dinossauros?"