terça-feira, fevereiro 28, 2012

Cientistas usam fósseis para reconstruir pinguim gigante

Os pesquisadores usaram ossos de dois grupos distintos de restos da ave pré-histórica [sic]. O esqueleto de pinguins-reis foi usado como modelo para a reconstrução. Pinguins da espécie pré-histórica [sic] Kairuku chegavam a ter 1,2 metro de altura. Pinguins-reis têm, em média, 90 centímetros de altura. A espécie Kairuku possuía um bico alongado e nadadeiras grandes. O trabalho da equipe de cientistas da Nova Zelândia foi publicado na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology. A reconstrução comprova que a espécie era a maior das cinco existentes na Nova Zelândia no Oligoceno – época entre 36 milhões de anos e cerca 23 milhões de anos atrás [segundo a controversa cronologia evolucionista]. Os cientistas descobriram que o formato do corpo do animal é diferente de qualquer outro pinguim achado até hoje, sejam fósseis ou espécies ainda existentes.

“O Kairuku era uma ave elegante para os padrões de pinguins, com um corpo mais esguio e longas nadadeiras, mas com membros inferiores curtos e grossos”, afirma um dos autores do trabalho, Dan Ksepka, da universidade americana da Carolina do Norte. “Se nossa reconstrução fosse feita extrapolando o tamanho das nadadeiras, o pinguim provavelmente teria quase dois metros de altura. Na verdade, ele tinha em torno de 1,2 metro.” [...]

Fósseis de pinguins maiores já foram descobertos em outras ocasiões. Restos de duas espécies extintas achadas no Peru sugerem que os animais tinham mais de 1,5 metro.

Nota: Animais maiores e mais “elegantes” no passado estão em pleno acordo com o modelo criacionista que, na verdade, prevê isso.[MB]