quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Cristãos hoje têm opinião diferente do que Jesus teria

Uma pesquisa liderada pelo professor de psicologia da Universidade Norte-Americana de Stanford, Lee D. Ross, mostrou que as opiniões de grupos protestantes e católicos, liberais e conservadores, são muito diferentes da opinião que o próprio Jesus teria atualmente. O estudo, publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, utilizou uma escala de 100 pontos, que vão desde “mais liberal” a “mais conservador”. Para cada assunto, uma nota seria atribuída para identificar onde Jesus estaria na escala e outra para onde o entrevistado se enquadra. Os principais temas abordados como discordantes entre os fieis e Jesus seriam distribuição de impostos, casamento homossexual e aborto.

De modo geral, os entrevistados disseram que Jesus teria uma postura mais rígida nas questões morais. Os grupos conservadores disseram que o Salvador poderia ser mais compassivo em questões de convivência, como o tratamento com relação a imigrantes ilegais. Já para os liberais, Jesus penderia para a esquerda em questões sociais, como redistribuição de renda.

O relatório destaca ainda a diferença de pensamento nas duas vertentes religiosas. Enquanto os liberais deram mais importância a tópicos relacionados à comunhão, conservadores deram mais peso aos ensinamentos sobre moralidade.

“Os liberais admitem que estão longe de Jesus em Seus pontos de vista sobre questões morais e os conservadores revelam que discordam de Jesus sobre questões de convivência”, explica Ross.

Outra tendência averiguada aponta que os liberais apresentam mais dificuldade em conciliar suas opiniões com o Antigo Testamento, enquanto que os conservadores alegam que muitas vezes os ensinamentos do Novo Testamento entram em conflito com suas opiniões políticas.

Em entrevista sobre o assunto ao site americano U.S. News, Michael Nielsen, estudante das novas tendências da religião e catedrático de psicologia da Georgia Southern University, discorda que a Palavra pode ter duas interpretações e destacou que os ensinamentos de Jesus são apresentados firmemente nas Escrituras e sermões nas igrejas.

“Raramente Seus ensinamentos são apresentados de forma ambivalente”, afirmou. “Isso fornece uma fonte potencial de dissonância para a grande maioria das pessoas, cuja opinião sobre um assunto não é polarizada.”

A pesquisa foi realizada pela internet com um grupo de 1.256 pessoas, mas o foco se deu sobre as 787 pessoas que se disseram cristãs, sendo classificadas entre conservadores e liberais. As respostas foram compiladas e separadas entre os pontos de vista pessoais e os pontos de vista atribuídos a Jesus.

(The Christian Post)

Nota: A questão suscitada por essa pesquisa é a seguinte: Podem ser chamados de “cristãos” religiosos que não seguem os ensinamentos de Cristo? E aqui não me refiro apenas a “detalhes periféricos” como distribuição de impostos, mas a doutrinas, mesmo. Por exemplo: Jesus guardou o sábado e nunca deu a entender ou afirmou que mudaria o dia de repouso dos cristãos. No entanto, a maior parte da cristandade observa como dia sagrado o domingo. E aí, o que dizer disso? Jesus assumia como factuais as histórias de Adão e Eva e do dilúvio global, todavia, muitos cristãos hoje querem desmenti-Lo ao dizer que os primeiros capítulos de Gênesis são mitológicos. Afinal, ou somos cristãos de fato – seguidores de Cristo e de Seus ensinamentos registrados no Novo Testamento – ou não somos.[MB]