quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Fóssil altera data de “surgimento” da vida na Terra

Uma equipe de pesquisadores descobriu na Namíbia fósseis de esponja, que podem ser a primeira prova de vida animal na Terra, o que faz remontar em milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista] a data estimada da aparição dessa forma de vida. Os fósseis estavam, em sua maioria, no Parque Nacional de Etosha e também em outros pontos do país africano, em rochas de até 760 milhões de anos [idem]. A descoberta é de uma equipe internacional de dez pesquisadores que publicaram seus resultados no South African Journal of Science. Até agora, a comunidade científica considerava que a vida animal havia surgido [sic] na Terra entre 600 milhões e 650 milhões de anos [idem]. Com os fósseis recém-encontrados, essa origem remontaria entre 100 milhões e 150 milhões de anos a mais.

Segundo o estudo, as minúsculas esponjas esféricas, do tamanho de um grão de pó e cheias de buracos que permitem a passagem da água, são nossos ancestrais [sic] mais distantes, assegura Tony Prave, um dos coautores do estudo, da Universidade de St Andrew (Escócia). “Se pegarmos a árvore genealógica e remontarmos até o que se chama grupo mãe, o ancestral de todos os animais, então, sim, esta seria nossa mãe comum”, afirmou.

Para o professor Prave, a descoberta de fósseis de 760 milhões de anos é coerente com a hipótese dos especialistas da genética, que trabalham com o “relógio molecular”. Trata-se de um método que permite determinar a idade de uma espécie comparando as variações de seu DNA com as de outras espécies vizinhas. A esponja seria o primeiro advento de uma forma de vida multicelular, acrescentou Prave.

(Folha.com)

Nota: Ainda que a esponja da Namíbia seja minúscula (seria essa informação uma tentativa sutil de descaracterizar a complexidade dela?), não dá para ignorar o fato de que ela já possuía enorme quantidade de células possuidoras de toda a complexidade que caracteriza as células, como membrana seletiva, DNA com tremenda quantidade de informação complexa e específica, proteínas específicas, máquinas moleculares irredutivelmente complexas, etc., etc., etc. Interessante mencionarem a controversa árvore genealógica aqui, e mais ainda recuarem a origem da vida complexa em cem milhões de anos. Como tenho dito, se continuarem recuando, não mais haverá tempo hábil para ter havido a tal macroevolução necessária para uma protocélula (seja lá o que isso for) ter dado origem aos multicelulares – na verdade, como defendem alguns pesquisadores, nem em bilhões de anos esse milagre naturalista teria ocorrido.[MB]

Leia também: "'Árvore da Vida' de Darwin sofre ataque na base"