quinta-feira, agosto 28, 2014

Encontradas semelhanças entre vermes, moscas e humanos

E as diferenças?
Biólogos afirmaram nesta quarta-feira (27) que a máquina genética de seres humanos, moscas das frutas e vermes nematódeos é surpreendentemente similar em muitas formas, em uma descoberta que pode ajudar as pesquisas básicas sobre doenças. Um consórcio formado por mais de 200 cientistas comparou o genoma do homem moderno com o de duas criaturas amplamente estudadas em laboratório: a mosca das frutas (Drosophila melanogaster) e uma criatura microscópica denominada nematódeo (Caenorhabditis elegans). Embora as três espécies sejam obviamente diferentes, a evolução usou [sic] “ferramentas moleculares notavelmente similares” para formá-las, afirmam os cientistas. As três compartilham muitos genes e grande parte das chaves para ativar e desativar esses genes, segundo artigos publicados na revista científica Nature.

“Quando observamos as moscas e os vermes, é difícil crer que os humanos tenham algo em comum com eles”, afirmou Mark Gerstein, professor de informática biomédica da Universidade de Yale. “Mas, agora, nós acreditamos que podemos ver semelhanças profundas neles que nos ajudam a interpretar melhor o genoma humano”, prosseguiu.

Cerca da metade dos genes associados com cânceres e outras doenças hereditárias em humanos também existem no genoma da mosca das frutas, afirmou Sarah Elgin, professora de Biologia da Universidade de Washington em St. Louis, no Missouri. A descoberta poderia ser usada para afinar as pesquisas sobre terapia epigenética, acrescentou.

A epigênese é a chave que determina se um gene é silencioso ou funcional. Eles são influenciados pela idade avançada e estresse ambiental, como a exposição a tabaco ou ao álcool. Empresas farmacêuticas estão amplamente interessadas em medicamentos capazes de “reparar” genes disfuncionais. Mais de 70 medicamentos para tratamento epigenético são projetados só para tratar o câncer. Outras doenças alvo importantes são diabetes e mal de Alzheimer. [...]

(UOL Notícias)

Nota: Imagine alguém que desconhecesse a história dos modernos meios de transporte e observasse um navio, uma motocicleta e um avião. Os três têm motor, estruturas metálicas e dois deles têm rodas, além de outras similaridades. E se esse indivíduo concluísse, com base nas semelhanças, que os três meios de transporte são estágios da evolução de um a partir do outro, ou dos três a partir de um suposto “ancestral comum”? Estaria correto? Ou se, ao contrário disso, concluísse que as semelhanças estruturais apontam para um mesmo designer que teria utilizado estruturas funcionais semelhantes em mecanismos diferentes? Como se pode ver, é uma questão de interpretação. Agora, e se o designer revelasse os fatos (a verdade) por meio de um manual confiável, dizendo que todas as criaturas revelam sua “assinatura”, embora haja tremendas diferenças entre elas, assim como há entre um navio e um avião, por exemplo? Entre um ser humano e uma mosca (ou macaco), as diferenças são qualitativas e não apenas quantitativas. [MB]