domingo, dezembro 07, 2014

Unaspress lança livro sobre criacionismo e teologia

Fernando Canale, Criação, Evolução e Teologia: Uma introdução aos métodos científico e teológico (Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2014). 130 páginas.

Em  minha opinião, essa é uma das duas obras criacionistas mais importantes, precisas e vigorosas que existem. A outra é de Leonard Brand, Faith, Reason, and Earth History: A Paradigm of Earth and Biological Origins by Intelligent Design [Fé, Razão e História da Terra: Um paradigma das origens da Terra e da vida por planejamento inteligente], 2ª edição (Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2009). Para termos noção da relevância e da singularidade do livro do Dr. Canale, basta conferir a resenha crítica escrita por Ervin Taylor, professor emérito de antropologia na Universidade da Califórnia e um dos adventistas que defendem com maior veemência a teoria da evolução [sim, infelizmente, existem alguns desses]. Embora aponte várias supostas falhas na argumentação de Canale, Taylor afirma que, entre as publicações criacionistas, “esse livro é singular”. De acordo com ele, o livro “desmente a imagem popular de que os fundamentalistas [no caso, criacionistas] [...] são desinformados, não instruídos ou intelectualmente inferiores. Essa obra densamente argumentada de erudição deveria pôr fim a esse mito” (Andrews University Seminary Studies, v. 46, nº 1 [primavera de 2008], p. 83, 89).

Taylor sintetiza muito bem a obra ao dizer que ela “não defende o criacionismo da vida recente usando uma forma de ‘criacionismo científico’, que contesta a interpretação dos dados empíricos que apoiam a compreensão científica padrão sobre história da Terra, geocronologia e biologia evolutiva. Em vez disso, o autor [...] questiona a compreensão convencional das evidências científicas focalizando primariamente o que argumenta ser uma abordagem pós-moderna à formação do conhecimento [isto é, epistemologia]. Sobre essa base, Canale tenta contestar, de uma perspectiva adventista tradicional, a base filosófica sobre a qual a empreitada científica moderna opera ao lidar com a história da Terra e a biologia evolutiva” (p. 83).

O livro de Canale aponta o que, sem dúvida, é o melhor rumo para a (re)construção e apresentação do criacionismo em nossos dias, a saber, a filosofia da ciência. Oro para que Deus leve pelo menos alguns líderes da igreja, pastores e/ou “leigos”, a “traduzirem” para os membros da igreja esse conteúdo essencial. Especialmente os jovens precisam muito dessa sólida base acadêmica.

(Matheus Cardoso, teólogo)

Adquira o livro aqui.