sexta-feira, julho 08, 2016

21 fatos científicos que irão motivá-lo a se exercitar

Fomos criados para o movimento
Se você está precisando de coragem para começar a se exercitar, saiba que existem inúmeras pesquisas que mostram os mais diversos benefícios da atividade física. Para motivá-lo, confira 21 vantagens das quais você pode passar a desfrutar assim que colocar sua roupa de ginástica:

1. Para as mulheres, incluindo aquelas que tomam antidepressivos, o exercício pode aumentar a excitação sexual.

2. Exercitar-se regularmente foi associado a menos sintomas de ansiedade e depressão.

3. A atividade física pode ajudar a prevenir e gerir a diabetes tipo 2. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, a diabetes atinge nove milhões de brasileiros.

4. Exercício pode desempenhar um papel no aumento do colesterol “bom” e diminuir o “mau”.

5. Estudos descobriram que o exercício pode reduzir a inflamação das vias aéreas em pessoas com asma.

6. O treinamento de força pode deixar seus ossos mais resistentes e tem sido associado a menor risco de osteoporose.

7. Pessoas que se exercitam vigorosamente têm níveis mais elevados de vitamina D, o que impulsiona o humor. Isso é provavelmente porque elas passam mais tempo no sol.

8. Embora exista uma crença popular de que o exercício pode aumentar seu metabolismo, isso não é verdade. No entanto, de fato queima calorias.

9. Se exercitar tem sido associado com um sistema cardiovascular mais eficaz e um menor risco de doença cardíaca. Mesmo exercício de baixo impacto tem esses efeitos.

10. O exercício físico regular pode diminuir os níveis de estresse.

11. Pesquisas concluíram que treinos curtos e intensos podem ajudar as pessoas a perder peso e gordura.

12. Seu corpo pode se tornar mais ágil por meio do exercício físico e do treinamento de força, o que pode melhorar seu equilíbrio e ajudar a prevenir quedas e outras lesões.

13. O exercício regular pode aumentar a imunidade, embora os cientistas não tenham certeza de como isso funciona. Pode ser por meio da limpeza das vias respiratórias de bactérias, ou fazendo o corpo produzir mais anticorpos que combatem doenças.

14. O exercício aeróbico tem sido associado à manutenção da memória, por isso é especialmente importante para adultos mais velhos.

15. Ser fisicamente ativo está associado com uma vida mais longa. Pessoas que são ativas durante sete horas por semana são 40% menos propensas a morrer jovens do que as que se exercitam por 30 minutos ou menos.

16. Ser ativo já foi associado também com um risco reduzido de alguns tipos de câncer.

17. O exercício pode levar a um risco reduzido de esgotamento no local de trabalho.

18. Fazer atividades físicas pode levar a uma melhor autoestima e confiança.

19. A atividade física regular pode ajudar a aliviar os sintomas de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

20. Manter-se ativo promove um sono melhor.

21. O exercício físico produz endorfinas e está associado a um aumento de felicidade a longo prazo