Hábito importante, mas com critério |
Um
estudo da Universidade de Nova York, em colaboração com o IDados e o Instituto
Alfa e Beto, mostra um aumento de 14% no vocabulário e de 27% na memória de
trabalho de crianças cujos pais leem para elas pelo menos dois livros por
semana. O estudo
concluiu ainda que a leitura frequente dos pais para as crianças leva à maior
estimulação fonológica, o que é importante para a alfabetização, à maior
estimulação cognitiva em casa e a um aumento de 25% de crianças sem problemas
de comportamento. “Esses dados são bastante impressionantes. Estamos comparando
dois grupos que estão dentro do sistema de creches, dentro de um sistema com
professores treinados para ler para as crianças. Acrescentamos a leitura dos
pais e, quando isso é feito, da forma como foi feito, tem grande impacto”, diz
o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira.
Ele
explica que a leitura em família é também um momento importante de interação
entre pais e filhos. “Esse é o ponto central, levar os pais a conversar com os
filhos. Eles podem também levar as histórias para o real, quando estiverem na
rua, podem mostrar para os filhos algo que apareceu na história. Essa forte
interação tem impacto em outras dimensões cognitivas.”
Mas há
que se tomar cuidado com os conteúdos. Não basta ler, tem que saber escolher
bem o que se lê. E escolher bem também o que se assiste. Outra pesquisa,
intitulada “Pretty as a Pricess”, feita pela universidade Brigham Young, nos
Estados Unidos, concluiu que as famosas princesas da Disney viraram uma
referência para a construção da feminilidade entre as crianças. Segundo os
responsáveis pelo estudo, a realeza dos clássicos infantis reforça estereótipos
de gênero e ainda afeta a autoestima e a segurança relacionada à forma física. “As
princesas sugerem um padrão estético e econômico que é muito difícil
de ser alcançado, o que não é saudável. É como uma pequena bomba relógio: uma
hora as crianças não vão aguentar. Não é coincidência que os índices de
depressão na infância estejam tão altos”, diz a psicóloga e professora da
Faculdade dos Guararapes Letícia Scorsi. E ela acrescenta: “É preciso que pais
e profissionais que trabalham com os pequenos prestem atenção na importância
dada aos personagens, pois é na infância que construímos nossa identidade. E
não queremos crianças frustradas, pensando que só serão felizes se atingirem
essa referência.”
Conceitos questionáveis |
Fica
claro que a leitura é importante, mas que a seleção dos conteúdos, tanto do que
se lê quanto do se assiste é igualmente importante.
Há mais
de cem anos, Ellen White escreveu: “Pais e mães,
obtenham todo o auxílio que puderem, por meio do estudo de nossos livros e
publicações. Tomem tempo para ler para seus filhos nos livros de saúde bem como
nos livros que tratam mais particularmente de assuntos religiosos” (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes,
p. 138).
Se puder
encontrar livros que mesclem um texto agradável com conteúdos edificantes e que
ajudem a construir o caráter, tento melhor. Deixo para você como dica de
leitura os ótimos livros da Casa Publicadora Brasileira, cujo site é o
cpb.com.br.
Boa
leitura e bons momentos em família! [MB]