domingo, julho 10, 2016

A estranha quase-profecia do cardeal Biffi

As declarações hoje soariam estranhas
Há pouco menos de dez anos, o líder católico disse que o anticristo seria ecologista, pacifista e ecumêmico

O cardeal Giacomo Biffi (1928-2015) apresentou a Bento XVI e à Cúria Romana “a advertência profética de Vladimir S. Soloviev” sobre o anticristo. O pregador dos exercícios espirituais fez referência ao filósofo e poeta russo, que viveu entre 1853 e 1900, para explicar que o anticristo, na verdade, consiste em reduzir o cristianismo a uma ideologia, em vez de ser um encontro pessoal com Cristo salvador. Citando a obra de Soloviev, Três diálogos (1899), o arcebispo emérito de Bolonha recordou que “o anticristo se apresenta como pacifista, ecologista e ecumênico. Convocará um Concílio ecumênico e buscará o consenso de todas as confissões cristãs, concedendo algo a cada um. As massas o seguirão, menos alguns pequenos grupos de católicos, ortodoxos e protestantes”, disse.

Segundo a síntese de sua pregação [...], oferecida pela Rádio Vaticano, o cardeal explicou que “o ensinamento que o grande filósofo russo nos deixou é que o cristianismo não pode ser reduzido a um conjunto de valores. No centro do ser cristão está, de fato, o encontro pessoal com Jesus Cristo”. “Chegarão dias nos quais na cristandade se tratará de resolver o fato salvífico em uma mera série de valores”, escreveu Soloviev nessa obra.

Em seu “Relato sobre o anticristo”, Soloviev prevê que um pequeno grupo de católicos, ortodoxos e filhos da Reforma resistirá e responderá ao anticristo: “Tu nos dás tudo, menos o que nos interessa: Jesus Cristo.”

Para o cardeal Biffi, essa narrativa é uma advertência. “Hoje, de fato, corremos o risco de ter um cristianismo que põe entre parênteses Jesus com sua Cruz e Ressurreição”, lamentou.

O arcebispo explicou que, se os cristãos se “limitassem a falar de valores compartilháveis, seriam mais aceitos nos programas de televisão e nos grupos sociais. Mas dessa maneira teriam renunciado a Jesus, à realidade surpreendente da Ressurreição”.

Para o purpurado italiano, este é “o perigo que os cristãos correm em nossos dias”: “O Filho de Deus não pode ser reduzido a uma série de bons projetos homologáveis com a mentalidade mundana dominante.” [...]

O pregador dos exercícios precisou na capela Redemptoris Mater, do Palácio Apostólico do Vaticano, que “há valores relativos, como a solidariedade, o amor pela paz e o respeito pela natureza. Se estes se convertem em absolutos, desarraigando ou inclusive opondo-se ao anúncio do fato da salvação, então esses valores se convertem em instigação à idolatria e em obstáculos no caminho da salvação”.

Ao concluir, o cardeal Biffi afirmou que, “se o cristão, para abrir-se ao mundo e dialogar com todos, dilui o fato salvífico, fecha-se à relação pessoal com Jesus e se coloca do lado do anticristo”.


Nota: É realmente irônico que essas palavras do cardeal Biffi, ditas no ano de 2007, descrevam exatamente o perfil do atual papa Francisco: ecologista, pacifista e ecumêmico. Biffi morreu em 2015. Será que continuou sustentando seu ponto de vista? [MB]