quinta-feira, novembro 10, 2016

O último presidente dos Estados Unidos?

Será que é ele?
Com a eleição de Donald Trump (um republicano) à presidência dos Estados Unidos, muitos adventistas têm divulgado nas das redes sociais o antigo boato de que “Ellen White profetizou que a lei dominical se dará num governo republicano dos Estados Unidos”. Sobre essa questão, o Patrimônio Literário de Ellen G. White, o órgão oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, responsável pelos escritos da autora, esclarece: “Partido ou nome do último presidente dos Estados Unidos: Relatos de que Ellen G. White indicou direta ou indiretamente o nome de família ou o partido político de quem seria o presidente dos Estados Unidos por ocasião das cenas finais da [história da] Terra, são pura ficção” (https://goo.gl/seGJoz).

Algumas pessoas têm citado este texto de Ellen White em defesa da teoria: “[...] quando, por influência dessa tríplice aliança, os Estados Unidos forem induzidos a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram deles um governo protestante e REPUBLICANO, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 451).

Mas o texto dificilmente poderia ser mais claro. Ellen White se refere a uma FORMA de governo (a República), e não a um PARTIDO político (Partido Republicano). Os Estados Unidos foram fundados como uma nação protestante e republicana – o que, dentro do contexto, significa especialmente liberdade religiosa. Essa nação não deixou de ter um governo republicano mesmo durante o mandato de presidentes do Partido Democrata (e de outros). O sentido evidente do texto é confirmado numa declaração bastante semelhante encontrada no livro O Grande Conflito. Falando sobre o início da história dos Estados Unidos, Ellen White diz: “Foi também concedida liberdade de fé religiosa, sendo permitido a todo homem adorar a Deus segundo os ditames de sua consciência. REPUBLICANISMO e protestantismo tornaram-se os princípios fundamentais da nação [norte-americana]. Esses princípios são o segredo de seu poder e prosperidade” (p. 441). (Matheus Cardoso)

Nossa paz atual não deve ser perturbada por provações antecipadas, pois Deus jamais abandonará nem desamparará uma só pessoa que confia nEle. Deus é melhor para nós do que os nossos temores. [...] Muitos desviarão o olhar dos deveres atuais, do conforto e das bênçãos no presente, e tomarão emprestado aflições com respeito à crise futura. Isso causará um tempo de angústia antecipado, e não receberemos graça para tais aflições antecipadas (Ellen White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 383, 384).