domingo, novembro 20, 2016

Terremoto na Nova Zelândia levantou leito oceânico em 2m

Transformação topográfica rápida
O terremoto de magnitude 7.8 que sacudiu a Nova Zelândia na última segunda-feira (14) foi tão poderoso que levantou o leito do oceano em até dois metros acima do nível da água, expondo sua textura interessante. O fenômeno foi observado na pequena cidade de Kaikoura. Tudo aconteceu tão rapidamente que quando os moradores locais foram investigar, ainda havia pequenos animais marinhos rastejando pelo solo elevado. Cientistas afirmam nunca ter visto nada semelhante. “Nunca vi isso em um terremoto e é a primeira vez que observamos algo desse tipo”, afirma o geólogo marinho Joshu Mountjoy, do Instituto Nacional de Pesquisa da Água e Atmosfera da Nova Zelândia. “Vai levar um tempo até que isso vire o novo normal”, diz ele. Esse terremoto deixou mais de mil pessoas locais e turistas isolados por deslizamentos de terra, sendo que duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Seus efeitos foram tão intensos porque houve dois tremores simultâneos que aconteceram em falhas geológicas na ilha sul do país logo depois da meia-noite. Agora os neozelandeses temem que outros tremores secundários sentidos no local sejam um indicador de que outro grande terremoto esteja por vir a qualquer momento no próximo mês.

Os efeitos do terremoto são visíveis em toda a costa de Kaikoura. O que mais impressiona foi a rapidez com que tudo aconteceu: entre 90 segundos a 2 minutos.
Mountjoy explica que não houve uma única ruptura no leito oceânico, mas múltiplas delas.

A costa de Kaikoura, antes e depois do terremoto

Os pesquisadores agora se concentram em tentar descobrir como, exatamente, o terremoto alterou o relevo do litoral. Até agora há indícios de que a terra não só se moveu para cima, mas para os lados também. Informações de GPS já mostram que o Cabo Campbell na região de Marlborough se moveu pelo menos de dois a três metros na direção horizontal e sentido nordeste, e o marégrafo do local apontou para um aumento da maré de 90 cm.


Nota: Mais um exemplo de transformações geográficas e topográficas rápidas. Se um único terremoto foi capaz de tamanho estrago, imagine do que seriam capazes múltiplos terremotos de grande magnitude, tsunamis varrendo os continentes, deslizamentos de terra e derrames massivos de lava por todos lados... O resultado disso está ao nosso redor e a causa se chama dilúvio. [MB]