quarta-feira, agosto 18, 2010

Achado "mais antigo fóssil de animal"

Cientistas descobrem na Austrália vestígios de esponjas primitivas [sic] com 650 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista] – possivelmente o mais antigo fóssil animal já encontrado. A descoberta teria impacto significativo na paleontologia, já que esta criatura teria surgido antes (e sobrevivido) a uma das mais severas eras do gelo no planeta, que terminou há 635 milhões de anos [idem]. Foi justamente por causa desse período geológico que os pesquisadores Adam Maloof e Catherine Rose, da Universidade Princeton, se deslocaram até a Austrália, onde iriam estudar rochas do final dessa era. Foi embaixo de um antigo depósito glaciar que a equipe encontrou os novos vestígios. Até então, o fóssil mais antigo conhecido de um animal de corpo duro datava de 550 milhões de anos [idem]. Existem ainda fósseis controversos de animais de corpo mole que datam entre 577 milhões e 542 milhões de anos [idem].

As descobertas, publicadas na Nature Geoscience, fornecem as primeiras evidências diretas de que a vida animal existiu antes e, provavelmente, sobreviveu ao período de gelo que cobriu o planeta entre 850 milhões e 635 milhões de anos atrás [idem].

Mas mesmo depois de notar os estranhos padrões nas rochas, os pesquisadores tiveram dificuldades para analisar os fósseis. Em primeiro lugar, porque eles estavam incrustados nas pedras e não poderiam ser removidos; segundo, porque técnicas convencionais de análise, como o raio-X, não se aplicavam. [...]

Foi graças a [um modelo tridimensional] que os pesquisadores perceberam que os animais se pareciam bastante com uma esponja - um animal que obtém alimento filtrando a água por meio de canais no corpo. Até então, a esponja mais antiga já encontrada datava de 520 milhões de anos.

O objetivo, agora, é não só ter a descoberta reconhecida, mas continuar melhorando a técnica de análise desenvolvida.

(Info)

Nota: Dizer que a esponja é “primitiva” é um contra-senso (veja por quê) e provavelmente uma tentativa de justificar a evolução do simples para o complexo. Ocorre que a esponja (e qualquer outro ser vivo ou mesmo a célula) de simples e primitiva não tem nada. Cada vez mais a história evolutiva dos seres vivos vai recuando no passado remoto. Daqui a pouco não sobrará tempo para que tenha ocorrido a suposta macroevolução necessária para justificar o darwinismo. O fato é que a complexidade e o design inteligente estão presentes da base ao topo da coluna geológica (registro fóssil).[MB]