segunda-feira, agosto 23, 2010

Pesquisador da moral revela falta de... moral

Após muitas especulações, a Universidade Harvard anunciou que o pesquisador Marc Hauser, biólogo e um dos principais nomes do estudo da moral, é o “único responsável” por oito casos de má conduta científica. Em e-mail enviado ao corpo docente de Harvard, na sexta-feira, o decano da Faculdade de Artes e Ciências (FAS, em inglês) da universidade, Michael Smith, afirmou que Hauser foi considerado culpado. “Após revisão cuidadosa do relatório do comitê de investigação e das oportunidades para que o professor Hauser o respondesse, eu aceitei as conclusões do comitê e imediatamente comecei cumprir nossas obrigações com as agências financiadoras e com a comunidade científica, além de impor as sanções apropriadas”, disse Smith na mensagem.

Alegando questões de confidencialidade, porém, o decano não revelou qual será a pena do cientista. Nesses casos, as sanções aplicáveis vão desde a demissão até a restrição para captar financiamentos de pesquisa. A universidade também pode obrigar o pesquisador a ter “supervisão adicional” em seu laboratório.

Os problemas de Hauser podem ser mais sérios do que as restrições de Harvard. Em sua declaração, o decano afirma que órgãos do governo americano também estão investigando a questão.

Horas após o pronunciamento de Harvard, Hauser quebrou o silêncio e se manifestou. Em entrevista ao The New York Times, ele afirma que cometeu erros e se diz “profundamente arrependido” pelos problemas que causou aos estudantes, aos colegas e à universidade.

As dúvidas quanto à seriedade do trabalho do biólogo começaram a ser divulgadas aos poucos, há duas semanas. A situação do pesquisador se complicou quando o jornal Chronicle of Higher Education, dos Estados Unidos, teve acesso a e-mails e documentos comprometedores, divulgados por um ex-assistente de pesquisa, que exigiu anonimato. As mensagens mostram Hauser irritado e impaciente com os questionamentos e dúvidas de seus colaboradores.

(Folha.com)

Nota: É irônico que um cientista que pesquisava a moral caia justamente pela falta dela. Mas isso nos lembra de que, no ser humano caído (pecador), a moral é distorcida. É evidente que há, mesmo entre descrentes, aqueles que procuram viver de maneira moralmente correta. Mesmo esses, embora não admitam, vivem sob a influência de uma qualidade que aponta para o Criador da moral: Deus. Explicar o “surgimento” da moral do ponto de vista darwinista/naturalista é tarefa bastante difícil, geralmente realizada por meio de hipóteses não testáveis e discursos sem fundamentação factual. Mas uma coisa é certa: depois do surgimento do pecado neste mundo e do despontar da natureza pecaminosa em cada ser humano, a luta entre o que é certo e errado é uma constante na vida de cada um, mesmo para aqueles que andam com Deus (cf. Rm 7:15,16). Hauser fez uma má escolha. Qual será a sua escolha?[MB]