terça-feira, agosto 10, 2010

Esponjas do mar são “surpreendentemente” complexas

Pode ser que a humanidade descenda do macaco [sic], mas cientistas australianos encontraram provas de relações muito mais estreitas do homem com o solo submarino, em um estudo que revela que as esponjas do mar compartilham quase 70% de genes com os humanos. A sequência genética das esponjas do mar na Grande Barreira de Recifes da Austrália mostrou que esse animal aquático invertebrado compartilha muito de seus genes com os humanos, incluindo um grande número de genes associados com doenças como o câncer. A descoberta pode proporcionar novas bases de descobertas em relação ao câncer e a pesquisas com células-tronco, afirmou o chefe do estudo, Bernard Degnan, da Universidade de Queensland, Austrália.

“As esponjas têm o que consideramos o ‘Santo Graal’ das células-tronco”, afirmou Degnan. Explorar as funções genética das células-tronco das esponjas poderá revelar “relações profundas e importantes” com os genes que influenciam a biologia das células-tronco humanas. “Pode, inclusive, modificar a forma em que pensamos nossas células-tronco e como poderíamos usá-las em futuras aplicações médicas”, explicou.

O estudo, publicado pela revista Nature esta semana, é o resultado de mais de cinco anos de pesquisas de uma equipe internacional de cientistas.

(UOL)

Nota: Alguns textos, basta ler um parágrafo para identificar, pelo estilo, a autoria. O mesmo ocorre com certas pinturas e obras de arte. Por que não esperar algo parecido com a natureza? Todos os seres vivos contêm as digitais do Criador, e mesmo em formas de vida tidas como “simples”, a complexidade salta aos olhos.[MB]