sábado, agosto 14, 2010

Obama apoia mesquita perto das Torres Gêmeas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que os muçulmanos têm direito a construir uma mesquita perto do Marco Zero, em Nova York, onde ficavam as torres gêmeas, apesar da polêmica gerada pelo projeto. “Como cidadão e como presidente, acho que os muçulmanos têm o mesmo direito a praticar sua religião como qualquer outra pessoa neste país. Isso inclui o direito a construir um lugar de oração e um centro comunitário em uma propriedade privada em Manhattan, de acordo com as leis e ordenanças locais”, disse Obama. O presidente americano fez as declarações em um jantar iftar na Casa Branca, durante a celebração muçulmana do mês do Ramadã.

Obama quebrou assim seu silêncio sobre o controvertido projeto de construir um centro cultural perto do lugar onde foram derrubadas as torres gêmeas nos atentados de 11 de setembro de 2001.

Durante seu discurso diante de líderes da comunidade muçulmana nos EUA, o presidente destacou a tolerância religiosa como um dos alicerces do país. Ele enfatizou ainda que os inimigos dos EUA não respeitam a liberdade de religião e que a causa seguida pela Al Qaeda - responsável pelos atentados terroristas de 2001 – “não é o islã, é uma grande distorção do islã”.

“Estes não são líderes religiosos, são terroristas que assassinam homens, mulheres e crianças inocentes. De fato, a Al Qaeda assassinou mais muçulmanos que gente de outras religiões, e essa lista de vítimas inclui muçulmanos inocentes que foram assassinados no 11 de setembro”, disse Obama.

O centro cultural islâmico, promovido pela Cordoba Initiative, foi avaliado em US$ 100 milhões e incluirá um auditório, uma piscina, um ginásio e uma mesquita.

No entanto, o projeto enfrentou em Nova York grupos que asseguram que a mesquita é uma ofensa para as vítimas dos atentados e seus familiares, contra outros que insistem em que a construção do centro enviaria uma mensagem de tolerância e coexistência pacífica entre as diferentes comunidades de fé.

(UOL)

Nota: Sou favorável à tolerância, à liberdade religiosa e ao respeito entre as religiões. Mas pergunto cá com meus botões: As demais religiões podem edificar seus templos em todos os países árabes?[MB]

PEDIDO: Este blog está participando de dois concursos: TopBlog e BlogBooks (categoria "religião"). Posso contar com seu voto? Clique aqui e aqui para votar. E muito obrigado!