quarta-feira, janeiro 20, 2016

As mulheres e o tesouro escondido

Quem preserva valoriza
[Publico este texto aqui não por simples moralismo ou com qualquer ranço de machismo. Publico porque acredito que ele promove uma reflexão de valorização da mulher e de seus encantos, e com a consciência de que o recado vale também para os homens. – MB]

Quatro mulheres foram a uma reunião usando roupas muito indecentes que mostravam muito de seus corpos. O líder do lugar deu-lhes uma boa olhada e disse-lhes para se sentarem. Depois de olhar nos olhos delas, disse algo de que nunca vou me esquecer na vida: “Senhoras, tudo o que Deus tem feito valioso neste mundo é bem coberto, protegido e difícil de se ver, encontrar ou obter. Por exemplo: Onde você pode encontrar diamantes? No fundo de cavernas, bem cobertos e protegidos. Onde estão as pérolas? No oceano, cobertas e protegidas em belas ostras. Onde você pode encontrar ouro? Sob a terra, coberto com camadas de rocha, e para obtê-lo você tem que trabalhar bastante e cavar fundo.”

Tendo dito isso, ele voltou a olhar para elas atentamente, e continuou: “Seu corpo é sagrado e único. Você é mais preciosa do que o ouro, os diamantes e as pérolas, e deve ser coberta também. E se você se preservar, se você mantiver seus preciosos minerais, como ouro, diamantes e pérolas profundamente cobertos, uma mineração organizada e respeitável, com a maquinaria apropriada, vai realizar anos de boa exploração extensiva. Primeiro, você terá contato com o governo (família), vai assinar contratos profissionais (casamento) e agir profissionalmente (casamento civil). Mas se você deixar seus preciosos minerais expostos na superfície da terra, sempre atrairá grande número de mineiros ilegais que vão entrar e explorar tudo de forma ilegal, preocupados apenas com os interesses deles. Vista-se de maneira bela, mas decente! Seu corpo é bonito; seu corpo é um tesouro; e um dia um homem bom e digno vai descobrir esse tesouro escondido e você vai se sentir feliz com isso.”

(Texto adaptado de Akalonu Chijioke)

Leia também este texto que faz pensar sobre o contraste entre o comportamento de certas mulheres ocidentais e o das mulheres islâmicas.