sexta-feira, setembro 09, 2011

Blecaute atinge dois milhões de pessoas nos EUA e México


Mais de dois milhões de pessoas no sul da Califórnia, Arizona e México ficaram sem luz elétrica nesta quinta-feira (8) por um blecaute. As causas da falta de fornecimento ainda estão sendo investigadas. A cidade mais afetada é San Diego, onde 1,4 milhão de usuários estão sem energia. A companhia energética San Diego Gas and Electric qualificou o incidente de “um blecaute importante”, em comunicado publicado em seu site. A empresa ainda alerta que a situação pode se prolongar até a manhã desta sexta-feira (9). Em entrevista coletiva, o diretor de operações da companhia, Mike Niggli, descartou a hipótese de um atentado, mas ressaltou que a causa da avaria ainda é desconhecida. “Acho que é a primeira vez que cai todo o sistema”, apontou Niggli. A falta de energia atingiu também o sul do condado de Orange, ao norte de San Diego, além de pontos do noroeste mexicano e Baixa Califórnia, assim como no Arizona, onde a companhia elétrica acredita que tenha acontecido a avaria.

A empresa, através de Twitter, apontou a onda de calor, com temperaturas em torno dos 40 graus em alguns pontos, como um dos fatores causadores do blecaute, que começou por volta das 15h40 locais.

O aeroporto internacional de San Diego está funcionando com seus próprios geradores de eletricidade para atender os voos que estão aterrissando e foram suspensas as decolagens até o retorno da eletricidade. A falta de energia também deixou inoperante a rede de semáforos nas zonas urbanas.

(G1 Notícias)

Nota: Nos dias 6 e 7 de setembro, saiu do Sol uma emissão de massa coronal (CME) classe X. Seria coincidência?[MB]

Leia também: “Cientistas investigam planeta gigante no Sistema Solar”, “Cometa está vindo em direção à Terra” e “NASA promove plano de emergência para funcionários”