sexta-feira, maio 09, 2008

"Árvore da Vida" de Darwin sofre ataque na base

A "árvore da vida" de Darwin está sofrendo outro golpe. A raiz da vida multicelular deveria ser o mais simples, o mais primitivo animal. Agora, os cientistas estão considerando seriamente que a "mãe de todos os animais" foi um animal complexo com intestino, tecidos, sistema nervoso e um surpreendente display luminoso: uma água-viva, da família dos ctenóforos. PhysOrg preparou o anúncio como se fosse maximizar a surpresa: "E o primeiro animal sobre a Terra foi..." Se o suspense está matando você, considere o impacto sobre os cientistas que, com recursos para pesquisa da National Science Foundation, concluíram que foi uma água-viva. Casey Dunn exclamou: "Isso foi totalmente um choque. Tão chocante que pensamos inicialmente que algo tinha dado errado."

As águas-vivas são mais complexas do que as esponjas, há muito tempo consideradas como os animais mais primitivos porque não dispõem de tecidos e órgãos. Colocar uma água-viva na base da árvore de Darwin leva o mistério da evolução dos tecidos complexos para um passado inobservável.

Dunn disse que as antigas águas-vivas provavelmente pareciam diferentes das atuais, mas um fóssil de água-viva encontrado ano passado nas rochas fossilíferas do período Cambriano na China parecia essencialmente moderno. Ele foi datado como do início do período Cambriano — supostamente com 540 milhões de anos.

Science Daily começou seu relato com um sumário do impacto: "Uma nova pesquisa mapeando a história evolucionária dos animais indica que o primeiro animal da Terra — uma criatura misteriosa cujas características somente podem ser inferidas de fósseis e de pesquisas com animais vivos — foi provavelmente mais significantemente mais complexo do que previamente crido." Um título secundário foi "Sacudindo a árvore da vida".

Ironia do destino: essa notícia foi capa da revista Nature de 10 de abril deste ano, com o título "Relações ampliadas".

Na ilustração abaixo está a tal "árvore da vida" (interessante essa tentativa de paráfrase de outra árvore da vida registrada em Gênesis...), que constava, ilustrada de forma bem mais simples, do livro A Origem das Espécies. Cada vez mais, parece que a tal "árvore" de Darwin está mais para "gramado".

Obs.: Gostaria que os comentários para esta postagem somente fossem feitos após a leitura dos textos originais linkados.