segunda-feira, março 04, 2013

Agradeço a Deus por Richard Dawkins

O texto a seguir foi enviado para The Press and Journal como um artigo de opinião escrito pelo Reverendo David Robertson como um direito de resposta, após os comentários do professor Richard Dawkins. A equipe editorial preferiu publicá-lo como uma notícia:

Agradeço a Deus por Richard Dawkins. Ele abriu a discussão sobre Deus e permitiu que as pessoas gostassem de mim por ter aproveitado a oportunidade para apresentar as Boas-Novas de Jesus Cristo às milhares de pessoas que achavam que não havia mais nada a se falar a respeito. Assim, dou a ele as boas-vindas ao Faclan Book Festival.

Ao contrário da notícia do The Press and Journal de terça-feira, The Free Church não estava com a intenção de fazer um boicote, não foi “uma fúria incontida pela facção linha dura da igreja”, e não há qualquer “comoção”. Estamos, na verdade, gratos a Faclan por não apenas receber Richard Dawkins, mas também por permitir que eu, autor de As Cartas Para Dawkins, participasse. O cristianismo bíblico não teme esse diálogo – nós temos êxito.

Eu concordo também com Richard Dawkins que a “oratória, manipulando as emoções de seu público e brincando com as palavras” não é a melhor forma de instruir as pessoas. No entanto, é isso que ele usa quando está pregando ao seu grupo. Por exemplo, em um “comício” recente em Washington, ele os instigou a “zombá-los, ridicularizá-los, em público”.

Ele chamou um colega cientista de Oxford, o professor John Lennox, de “um matemático irlandês... que se disfarça de cientista”. É isso o que ele entende por educação?

Aqui vai um simples desafio: Richard Dawkins diz que ele quer “um entendimento satisfatório”. Eu concordo. A melhor maneira de entender não é zombando ou ridicularizando, mas ouvindo.

Eu vou ceder meu espaço de quinta-feira à noite na Faclan, se o professor Dawkins estiver disposto a debater comigo. Ele poderá ouvir meu ponto de vista e eu vou ouvir o dele. Se ele conseguir mostrar as falhas dos meus métodos, vou admitir meus erros e procurar outro emprego.