terça-feira, março 05, 2013

RNA que “vira” DNA pode explicar origem da vida?

Moléculas de estruturas simples, como as do RNA, podem se agrupar e formar uma cadeia complexa de genes, semelhante à do DNA, dando pistas sobre a origem da vida, afirma estudo no Journal of the American Chemical Society. Os cientistas tentam desvendar como a vida pode ter surgido na Terra há bilhões de anos, quando o planeta era ainda um ambiente oceânico. Uma das teorias mais conhecidas indica que o RNA, o ácido nucleico responsável pela síntese das proteínas nas células, pode ter sido um catalisador dessa “sopa” de materiais orgânicos e criado uma forma rudimentar de informação genética [!]. Porém, os pesquisadores não conseguiam explicar como esse processo ocorreu no passado, já que os nucleotídeos do RNA – conhecidos pelas siglas A, C, G e U – não se agrupam espontaneamente na água. [Interessante que os darwinistas apenas admitem um problema quando encontram uma “explicação” para ele...] 

Nicholas Hud, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, afirma que um proto-RNA pode solucionar esse mistério. Junto com um químico do Instituto de Pesquisas em Biomedicina de Barcelona, na Espanha, Hud viu que as moléculas de dois componentes químicos, o ácido cianúrico (CA) e a triaminopirimidina (TAP), formavam em anéis que, em seguida, podiam ser “empilhados” em uma cadeia quando estavam em um solvente orgânico. Para conseguir o mesmo efeito na água, meio em que a dupla não conseguia se ligar, os pesquisadores tiveram de “tapear” as moléculas: eles aumentaram uma das pernas da TAP, criando um novo componente, o Tapas, que foi capaz de se agrupar ao CA para criar os anéis empilháveis.

Hud afirma que o experimento não prova que os dois elementos fazem parte desse protótipo do RNA, mas oferece uma explicação plausível para a formação da vida quando a Terra era um grande oceano.

(BOL Notícias)

Nota: Quem teria “tapeado” as moléculas no “mar primitivo”? O experimento de Hud mostra, mais uma vez, que sem o agente criador/organizador a vida é realmente impossível. E mais: Como se pode criar do nada a informação necessária para a existência de vida (ainda que chamem essa informação de “rudimentar”, tentando minimizar o problema)?[MB]

Nota do Dr. Marcos Eberlin:Gente, olha mais esta: design inteligente na síntese e na ‘trapaça’ de ‘criando novos componentes’, e querem me convencer de que isso poderia ‘quem sabe’ explicar a vida na Terra! Experimentos e síntese controlados feitos por químicos inteligentes em laboratórios isolados e com reagentes químicos puros... Pura desesperação, e tem gente que acredita. Fala sério! Evolucionistas torcem mesmo para que você não saiba Química, e que não leia a parte experimental do artigo, só a conclusão ‘pré-conceituosa’. Explicação plausível = pura especulação, retórica naturalista, sonho infantil baseado em um paradigma falido.”