domingo, março 03, 2013

Mordomia cristã e meio ambiente (comentário)

Ideia central 1: Gênesis 1:28 traz a ordem de Deus ao primeiro casal: que se multiplicassem e “dominassem” a Terra. Além disso, conforme o Salmo 8:6, foi dado ao ser humano domínio sobre as obras criadas por Deus. Diferentemente do que ensinam os darwinistas, o ser humano é qualitativamente superior às outras criaturas, mas se torna responsável por isso na medida em que deve usar sua sabedoria inigualável e seu senso moral para administrar a criação e zelar por ela (Gn 2:15). Essa compreensão nos ajuda a evitar dois extremos: (1) o desprezo pela natureza e (2) a divinização da natureza.

Ideia central 2: O mandamento do sábado é um lembrete de nossa dependência do Criador e de nossa responsabilidade para com a criação, já que ele é o memorial dessa criação (Êx 20:8-11). Outra maneira de mostrar que somos administradores dos bens que nos foram confiados por Deus é cuidando de nosso corpo, chamado na Bíblia de “santuário do Espírito Santo” (1Co 6:19, 20). Cuidar da saúde é uma questão espiritual, pois tudo o que afeta o corpo, afeta também a mente, e a mente é o canal de comunicação de Deus conosco. Deus está disposto a nos ajudar na administração daquilo que Ele nos dá: corpo, talentos, recursos materiais e tempo.

Para refletir

1. O que significa a ordem de Deus para que o ser humano “domine” sobre a criação? A correta compreensão desse assunto nos livra de dois equívocos. Quais?
2. De que maneira o sábado nos lembra de que somos administradores da criação?
3. Segundo a Bíblia, qual é o principal motivo pelo qual devemos cuidar da saúde?