quinta-feira, março 21, 2013

Pesquisadores brasileiros investigam “cérebro mediúnico”

Em ação inédita, pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, da Universidade Federal de Goiás e da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia (EUA), se uniram para realizar uma investigação sobre o que revela o cérebro mediúnico durante o transe. Foram selecionados dez médiuns brasileiros, quatro homens e seis mulheres, que aceitaram participar do experimento voluntariamente. Entre os pré-requisitos, não ter nenhum transtorno mental ou fazer uso de medicação psiquiátrica.

O estudo - realizado em 2008 e que só teve os resultados revelados agora – utilizou o método conhecido por Spect ou Tomografia Computadorizada de Emissão de Fóton Único e mapeou a atividade do cérebro com o fluxo sanguíneo durante o transe da psicografia. As conclusões surpreenderam os pesquisadores: durante a psicografia os cérebros ativaram menos as áreas relacionadas ao planejamento e à criatividade. O resultado é compatível com a posição defendida pelos médiuns de que a autoria das psicografias não é deles, mas sim dos espíritos que supostamente enviam as mensagens.

O psiquiatra e coautor do estudo Alexander Moreira-Almeida, que recebeu o Prêmio Top Ten Cited, como o primeiro autor do artigo mais citado na Revista Brasileira de Psiquiatria (RBP), com Francisco Lotufo Neto e Harold G. Koenig, explica que esse foi o primeiro estudo realizado no mundo sobre experiências mediúnicas com a investigação do cérebro. “A pesquisa vai permitir testar a hipótese materialista de que a personalidade seja um produto do cérebro”, explica.

Sobre a suposta teoria de que a ciência poderá ajudar a justiça a desvendar crimes, Alexander Moreira-Almeida diz que a análise do funcionamento do cérebro dos médiuns merece mais estudo e atenção, contudo, o primeiro passo já foi dado. “É preciso investigar seriamente, mas estamos no caminho certo. Ainda não é possível afirmar o que poderá ajudar no futuro, mas agora destacamos que o Brasil está preparado para atuar nessa área”, finalizou.

Conheça aqui o artigo científico, que em apenas quatro dias atingiu o número de 3.699 acessos. Leia aqui a matéria publicada na revista Época sobre o estudo.


Nota: Parece que os cientistas finalmente terão que lidar com evidências do sobrenatural, ou precisarão encontrar uma boa explicação para esse comportamento do cérebro dos médiuns. O problema é que a conclusão poderá ser a de que realmente seja possível contatar os “espíritos”, mas a ciência não será capaz de dizer quem são esses espíritos. Assim, os espíritas poderão contar com um argumento que ajudará a revestir sua doutrina de um caráter “científico”. Quem dera houvesse verbas para pesquisas relacionadas com o criacionismo...[MB]