domingo, março 24, 2013

Recriação (comentário)

Ideia central 1: A morte substituta de Jesus e a criação de um novo coração no pecador arrependido (Sl 51:10) não fariam muito sentido se este mundo permanecesse para sempre como uma eterna mancha de pecado no Universo de Deus. Assim, a volta de Jesus, a recriação do mundo e o estabelecimento da Nova Terra (2Pe 3:13; Ap 21:1-5) são a culminação da esperança cristã e a confirmação dos atos criadores de Deus. Segundo as previsões da ciência, daqui a alguns bilhões de anos, o Universo terá fim, ou no grande colapso de toda a matéria num superburaco negro, ou na expansão contínua de tudo, num universo sem energia disponível, frio e morto. A Bíblia, por outro lado, embora admita que este mundo terá fim, fala de esperança e garante que o fim será o começo da eternidade em um mundo feito novamente perfeito. 

Ideia central 2: De acordo com Isaías 26:19, Daniel 12:2 e muitos outros textos, uma das grandes esperanças apresentadas na Bíblia é a ressurreição dos que morreram em Cristo. Em 1 Coríntios 15:52-58, isso fica muito claro. O autor da Lição escreveu: “A ressurreição dos justos na segunda vinda de Jesus acontecerá instantaneamente. Assim como aconteceu com a primeira criação da humanidade, este será um evento sobrenatural, no qual Deus fará tudo. Esse conceito está em evidente contradição com a evolução teísta. Afinal, se Deus não usará milhões de anos de evolução para nos recriar, mas fará isso num instante, então Ele certamente poderia nos haver criado sem a evolução na primeira criação. Assim, como ocorre com todas as outras coisas na Bíblia, a esperança da ressurreição é mais uma evidência bíblica que refuta a evolução teísta.”

Ideia central 3: Apocalipse 5:10 afirma que os redimidos serão “reino e sacerdotes” de Deus. Isso mostra que nosso domínio sobre a Terra, perdido com o pecado, será restaurado. “A ideia de sacerdócio traz consigo a implicação de proporcionar a comunicação entre Deus e as outras criaturas, talvez até com as criaturas de outros mundos criados, que nunca conheceram a experiência do pecado nem a miséria que ela traz”, sugere o autor da Lição. Outra restauração terá que ver com nossa relação com os animais (Is 65:25 e 11:6-9). Mas a principal restauração, sem dúvida, será da relação dos humanos com seu Criador, a quem verão face a face (Ap 22:3-5).

Para refletir

1. Embora a morte de Cristo na cruz e a concessão de um novo coração ao pecador arrependido sejam eventos importantíssimos, o que constitui a culminação da esperança cristã?
2. Quais os cenários do fim apresentados pela ciência e o que diz a Bíblia?
3. Por que a ressurreição dos justos contradiz a evolução teísta?
4. Que restaurações terão lugar após a volta de Jesus?