domingo, março 10, 2013

O Espírito Santo está trabalhando


Na semana passada, recebi um e-mail que me deixou bastante feliz. O rapaz se identificou como membro de uma igreja pentecostal histórica e leitor deste blog. Ele me disse que está percebendo um “movimento” na Igreja Adventista do Sétimo Dia e que notou que os adventistas estão buscando o poder do Espírito Santo, o batismo do Espírito Santo, e me perguntou por que estamos fazendo isso. “O que está acontecendo com vocês? Estão buscando o Espírito Santo como eu estou fazendo?” Então respondi que, de fato, há um movimento que envolve liderança e membros da Igreja Adventista, cujo propósito é promover o reavivamento e a reforma entre eles, a fim de que a igreja seja capacitada a concluir a obra que Jesus lhe confiou: a pregação do evangelho a todo o mundo, para que Cristo volte logo e busque aqueles que aceitaram Seu convite de salvação. Disse-lhe, também, que Deus tem filhos sinceros em todas as igrejas e que creio que Ele também os está chamando para um reavivamento espiritual, a uma entrega incondicional ao Espírito que os quer guiar a “toda a verdade” (João 16:13). Em seguida, ele me enviou um segundo e-mail dizendo “amém!”.


O que isso me mostrou? Que as pessoas estão notando algo de diferente na Igreja Adventista. Eu estou notando isso, o que me deixa muito feliz. Em meus vinte anos de adventismo, ouvi inúmeros sermões sobre reavivamento e reforma. Li várias vezes a clássica citação de Ellen White, que diz: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação” (RH, 22 de março, 1887). Mas confesso que nunca havia visto um movimento de busca real e prática desse reavivamento. Deus não fará por nós o que nós temos que fazer. E o que temos que fazer? Entre outras coisas, (1) desejar de todo o coração essa experiência de reavivamento, (2) realizar diariamente coisas que promovam esse reavivamento, como a leitura devocional da Bíblia, a oração significativa e o culto familiar, (3) envolver-nos nos projetos missionários da igreja, pois é evangelizando os outros que a chama da fé se mantém acesa em nós mesmos, e (4) amar os irmãos, promover a unidade e sentir a alegria de pertencer à família de Deus (ainda que cheia de defeitos, porque nós somos cheios deles), pois isso, também, fará com que as pessoas saibam que andamos com Ele (João 13:35).

Oro para que esse movimento gere uma reação em cadeia que “incendeie” os mais de 17 milhões de adventistas em todo o mundo e os outros tantos servos sinceros de Deus que ainda precisam ouvir e compreender devidamente a mensagem dos três anjos de Apocalipse 14. Oro para que eu não fique apenas vendo o “bonde passar”, mas que me una aos líderes e aos membros da igreja de Deus nessa arrancada que – creio e desejo – deve ser a última.

Mais uma evidência da atuação impressionante de Deus nestes dias: minha esposa e eu estamos dando estudos bíblicos para uma família que pertence a uma igreja pentecostal. São pessoas muito sinceras e dedicadas a Deus, e a aceitação dos estudos se deveu a um apelo direto feito pelo irmão George Silva (o “Atleta da Fé”), num almoço que oferecemos em nossa casa, no ano passado. Começamos os estudos, mas, como geralmente costuma acontecer, surgiram vários empecilhos que acabaram dificultando nossos encontros. Fazia cerca de um mês que não conseguíamos marcar o estudo seguinte, até que minha esposa conseguiu falar por telefone com a senhora pentecostal, que disse entusiasmada: “Débora, você não imagina o que aconteceu! Recebi uma mensagem sua em meu celular [detalhe: minha esposa não havia enviado mensagem alguma]. E tem mais: o número da mensagem era o do seu telefone fixo!”

Naquela mesma semana, a filha daquela senhora sonhou com um hino, mas não conseguia identificá-lo, embora a letra e a melodia tivessem ficado gravadas em sua memória. Quando acordou, procurou o hino em seu hinário, mas não o encontrou. Então tomou um Hinário Adventista que havia recebido de presente e acabou encontrando a música. Sentou-se ao piano e tocou para a família o hino que antes não conhecia.

Se for preciso, para salvar Seus filhos queridos, Deus envia sonhos e até mensagens de telefones fixos!

O Espírito Santo está trabalhando. Vamos trabalhar com Ele? Busque o reavivamento em sua vida. Ore pela igreja e pelas pessoas que você quer ver salvas no reino de Deus. Coloque-se nas mãos do Senhor para ser instrumento de salvação. Como costuma dizer o pastor Erton Köhler: “Jesus tem pressa de voltar.” E nós?

Michelson Borges

Nota: Hoje, domingo 10/3, cerca de dez mil adventistas, vestidos com camisetas nas quais se lê “Sou intercessor”, estão participando de uma caminhada de oração em Brasília, orando por nosso país.