sábado, março 23, 2013

“Bola de fogo” cruza o céu dos EUA

Uma “bola de fogo” cruzou o céu da costa leste dos Estados Unidos na noite desta sexta-feira (22). Segundo veículos de mídia americanos, trata-se de um meteoro. Uma reportagem da rede CBS DC afirma que o meteoro foi visto também nos Estados do Delaware e de Nova Jersey, por volta das 19h53 (hora local). A câmera de segurança de um estacionamento em Seaford, no Delaware, registrou imagens do momento exato em que a “bola de fogo” cruza o céu da cidade. De acordo com o especialista Bill Cook, chefe do escritório de Meio Ambiente da Nasa (Agência Especial Norte-Americana), o fenômeno “parece ser um evento único de meteoro”. Baseado nas imagens do vídeo, o especialista diz ainda que a bola de fogo parece “se movimentar para o sudeste” do país.

O meteorologista Dan Satterfield , ouvido pela rede de TV WBOC, também falou em meteoro e disse, citando testemunhas, que ele se partiu em três pedaços e se dissipou rapidamente no espaço. Baseado nesses relatos, o especialista adiantou que, “ao que parece, ele não chegou a atingir o chão”. Outras testemunhas relataram à CBS DC terem ouvido um estampido.

Em fevereiro, um meteoro que passou sobre a região russa de Tcheliabinsk, nos montes Urais, deixou mais de mil pessoas feridas.