terça-feira, julho 28, 2009

Bico do tucano contraria ideia de Darwin e revela design

Há séculos os cientistas estão intrigados com a razão de o bico do tucano ser tão incrivelmente grande, mas agora uma equipe de pesquisa pensa ter encontrado a resposta. Na revista científica Science os pesquisadores afirmam que o enorme bico do tucano serve como um radiador. Com câmeras infravermelhas os cientistas observaram o animal dissipando calor através de seu bico, para ajudar a regular a temperatura de seu corpo. Darwin pensava que o bico do tucano era usado para atrair o sexo oposto e outras ideias recentes vão desde descascar frutas até depredação de ninhos e alertas visuais.

Para a investigação, pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e da Universidade Brock, no Canadá, analisaram o tucano toco (Ramphastos toco), que tem o maior bico de todas as espécies de tucanos. Usando câmeras de infravermelho (visão térmica) para observar a ave, descobriram que a temperatura do bico dos tucanos varia de 10 a 35 graus celsius.

Se o ambiente esquentava, o bico dos tucanos se aquecia em questão de minutos, funcionando como um radiador que dissipa o calor do corpo da ave, permitindo que ela permaneça resfriada. O oposto também foi observado, pois quando as temperaturas são mais brandas pouco calor irradia através do bico, permitindo que a ave conserve o calor.

O bico do tucano tem uma rede de vasos sanguíneos que podem aumentar ou restringir o fluxo de sangue. Ao alterar esse fluxo na superfície do bico, os tucanos podem conservar ou liberar o calor corporal para se resfriarem.

A grande área do bico e o fato de ele não ser isolado significa que o fluxo de sangue ali leva à liberação de calor, resfriando a ave. Em seguida, o calor é dissipado no ar.

Outros animais também usam partes do corpo para regular a temperatura corporal. Elefantes e coelhos irradiam calor através das orelhas para se resfriar.

O estudo também mostrou que o tucano é extremamente eficaz para controlar a própria temperatura corporal com seu bico: o bico pode eliminar 100% do calor corporal ou apenas 5% caso o fluxo sanguíneo seja interrompido.

Os pesquisadores explicam que como as aves não suam, necessitam utilizar o bico para regular a temperatura corporal.

A equipe planeja estudar como outras aves regulam a temperatura corporal.

(Hypescience)