domingo, fevereiro 24, 2013

Casamento: um presente dado no Éden (comentário)

Ideia central 1: Gênesis 2:18 deixa claro que o ser humano, imagem e semelhança de Deus, foi criado para se relacionar à semelhança da Trindade, um Deus plural e relacional, e que o casamento entre um homem e uma mulher é a expressão máxima da intimidade que pode e deve existir entre duas pessoas. Tanto é assim que o casamento é usado na Bíblia como símbolo da intimidade que Deus quer ter com Seu povo. Sem sua companheira, o homem era incompleto e Deus não podia declarar sobre ele que “era muito bom”. Ao dar nomes aos animais, Adão percebeu que eles existiam em pares, mas que nenhum deles poderia ser seu par, pois o ser humano é qualitativamente superior a todos os demais seres criados (Gn 2:21, 22). Assim, Eva, o último ser criado naquela semana, veio completar Adão como “carne de sua carne e osso dos seus ossos” (Gn 2:23). Unicamente dois seres que fossem diferentes, mas iguais poderiam se tornar uma só carne.

Ideia central 2: No que diz respeito ao casamento, a ordem dos fatores realmente altera o produto. Segundo a Bíblia, o correto é: (1) homem e mulher deixarem a casa paterna, tendo independência e maturidade suficiente para isso, (2) unirem-se pelo casamento e (3) se tornarem uma só carne (união sexual). Jesus enfatizou isso em Marcos 10:7-9. Qualquer alteração dessa ordem frequentemente traz problemas. A manutenção de um bom casamento vai depender da mútua submissão em amor (Ef 5:22-25), semelhante à nossa submissão voluntária ao Senhor, em reconhecimento ao amor dEle por nós. O esposo deve amar a esposa a ponto de, se preciso, dar a vida por ela. E a esposa deve respeitar esse marido amoroso, comprometido e consagrado. Uma união dessa natureza merece toda proteção possível, para que os pensamentos e sentimentos de ambos sempre permaneçam puros e voltados um para o outro. Jesus advertiu quanto a isso em Mateus 5:27-30.

Para refletir

1. Como já vimos, o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus. O que essa imagem nos revela sobre o fato de termos sido criados como seres relacionais?
2. Por que unicamente homem e mulher podem se tornar “uma só carne”, de acordo com o plano de Deus?
3. No que diz respeito ao casamento, qual é a ordem correta dos eventos relacionados a ele?
4. Como promover a manutenção de um bom casamento?