domingo, fevereiro 10, 2013

Vendo por espelho, obscuramente (comentário)

Ideia central 1: O pecado estragou a criação, mais ou menos como alguém que borra uma pintura antes perfeita. Em diferentes escalas e em várias situações, ainda é possível ver o extraordinário estilo do Pintor, mas os borrões são reais e podem atrapalhar uma correta percepção da realidade. Para um observador desavisado, que se concentra apenas na face disforme da natureza, os espinhos, a doença e a morte parecem atentar contra o caráter do Criador. Por isso Deus nos deu a revelação escrita, a Bíblia Sagrada, a fim de que nela Ele pudesse explicar o que realmente aconteceu e o que acontecerá com a Terra. O dilúvio também afetou grandemente o mundo originalmente criado por Deus (e soluciona certos “mistérios geológicos”), o que torna ainda mais necessária a revelação divina a fim de que entendamos muita coisa relacionada com este planeta.

Ideia central 2: Embora seu poder seja misericordiosamente restringido por Deus, Satanás tem certo domínio sobre este mundo, o que explica as muitas tragédias que assolam a humanidade. Não fosse essa restrição, certamente este planeta já estaria no caos absoluto. Assim, devemos ter cuidado com a maneira pela qual interpretamos o mundo à nossa volta. Esse cuidado, os darwinistas não têm, nem podem ter. Muito embora o amor de Deus e Seu eterno poder se manifestem claramente por meio de Suas obras criadas (Rm 1:19, 20),  a violência, a competição e o predatismo são reais, consequências naturais do pecado intensificadas pela atuação de Satanás. Tudo isso faz com que “toda a criação [suporte] angústias até agora” (Rm 8:22). Devido a nossos limitados conhecimentos e às informações “truncadas” provenientes da natureza caída e mesmo da nossa mente fragilizada pela decadência do pecado, não podemos nos amparar unicamente em nossa sabedoria (1Co 3:19, 20). Não dá para confiar somente nos pensamentos que nosso cérebro é capaz de gerar. Precisamos da Revelação.

Para refletir

1. Por que a natureza por si só é incapaz de nos fornecer uma compreensão adequada de Deus?
2. De que forma o dilúvio afetou nossa compreensão do mundo criado e o que o estudo dele e de seus efeitos pode responder?
3. De que forma a revelação sobre o grande conflito entre o bem e o mal nos ajuda a entender as mazelas do mundo?
4. Por que não podemos confiar unicamente em nossas capacidades mentais para entender o mundo que nos rodeia?