domingo, fevereiro 17, 2013

Minha casa

Como é a sua casa?  Ela é quadrada? Tem um muro? Qual é a cor dela? A maioria das casas aqui no Brasil é feita com tijolos e cimento, algumas também são de madeira. Mas existem casas diferentes em muitos lugares do mundo.

Existem casas feitas de gelo, como as casas que ficam no Polo Norte, chamadas de iglus. Nessas casas moram os Esquimós. As casas são feitas de gelo porque o gelo, por incrível que pareça, é um isolante térmico, ou seja, deixa a temperatura quente dentro do iglu. Por fora é gelado, mas ele mantém a temperatura quente em seu interior, e como lá é muito frio as casas têm que ser quentinhas.

Em outros lugares as casas são feitas de palha. Essas casas são muito usadas pelos índios e são chamadas de ocas. São como cabanas feitas de palha ou capim. Algumas casas na África são feitas de barro e têm o telhado de palha. Você sabia que lá na África quando a casa (dessas feitas de barro) do pai é quadrada, a do filho, do neto, do bisneto e assim por diante, também é quadrada? Ou seja, as gerações seguem o mesmo formato. Curiosidade: as casas de barro deixam o ambiente mais fresco, por isso lá na África elas são assim.