quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Obama destaca “trabalho conjunto” com Bento XVI

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ressaltou nesta segunda-feira o “trabalho conjunto” de seu Governo com o papa Bento XVI, nos últimos quatro anos, ao comentar o anúncio da renúncia do pontífice para o dia 28 de fevereiro. “Em nome de todos os americanos, em todas as partes, Michelle e eu desejamos estender nosso agradecimento e nossas orações a Sua Santidade, o papa Bento XVI. Lembramos com afeto da nossa reunião com o Santo Padre em 2009”, comentou o presidente, em comunicado emitido pela Casa Branca. “A Igreja tem um papel crítico nos Estados Unidos e no mundo, e eu desejo o melhor para aqueles que, em breve, se reunirão para escolher o sucessor de Sua Santidade, o papa Bento XVI”, explicou Obama.

Bento XVI, que tinha 78 anos quando foi eleito papa, em 2005, anunciou oficialmente nesta segunda-feira que renunciará ao Pontificado, a partir do dia 28 de fevereiro deste ano, devido a sua “idade avançada”.

O papa visitou Washington e Nova York em 2008, em uma viagem que incluiu uma visita à Casa Branca, e encontros com a comunidade católica do país, incluindo encontro no Yankee Stadium, um dos maiores dos Estados Unidos. 


Nota: É interessante (levando-se em conta a profecia de Apocalipse 13) o destaque desse “trabalho conjunto”, algo que pode ser ampliado, dependendo da relação do novo papa com Washington. Chama atenção, também, a reverência do presidente norte-americano, ao se referir ao líder católico como Sua Santidade.[MB]