sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Software revela padrão secreto no livro do Gênesis

No que parece mais o enredo de uma novela de Dan Brown, cientistas conseguiram encontrar um “padrão secreto” em um dos textos mais estudados do mundo: o livro Gênesis, da Bíblia. O feito coube a Gordon Rugg (Universidade Keele - UK) e David Musgrave (Universidade Amridge - EUA). A dupla criou um programa de análise de textos, chamado Visualizador de Buscas, que representa o texto completo como uma grade, onde cada quadrado representa uma palavra. As palavras que estão sendo procuradas no texto são representadas como quadrados coloridos. “Nosso novo método para visualização de textos significa que um livro inteiro pode ser representado em uma única página A4, permitindo que você veja padrões muito facilmente. Ele oferece uma forma simples e rápida para que os pesquisadores identifiquem padrões, ou vejam quais de suas ideias podem ser pistas falsas, o que é uma informação importante para pesquisadores lidando com textos grandes”, disse Rugg.

A surpresa veio quando os pesquisadores resolveram procurar pelas palavras “vida” e “morte” no livro do Gênesis. O visualizador de buscas mostrou um padrão literário que permaneceu escondido dos estudiosos até hoje. A ferramenta revelou uma técnica conhecida como escalonamento, que faz um “sanduíche” de um tema entre duas menções de outro tema. Essa técnica é muito usada hoje pela mídia, quando as más notícias são intercaladas entre duas notícias boas.

A nova análise do Gênesis revelou um padrão muito claro de escalonamento de duas palavras-chave – “vida” e “morte”. Os versículos de abertura e fechamento do Gênesis contém menções frequentes à vida, enquanto menções à morte somente são encontrados em versículos centrais. “Se isso foi feito consciente ou inconscientemente, provavelmente permanecerá um mistério, embora as razões possíveis para o padrão podem ser suavizar as mensagens negativas da morte, ou talvez justapor vida e morte para um maior impacto”, disse Rugg.

Enquanto os teólogos se preparam para debater a questão, outras buscas de mistérios podem ser feitas por qualquer interessado. A ferramenta de visualização de buscas foi disponibilizada online, no endereço www.searchvisualizer.com.