terça-feira, setembro 02, 2014

Adolescente lança livro sobre anjos e demônios

De 22 a 31 de agosto, foi realizada a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi. Entre os milhares de autores, estava a paulistana Ana Beatriz Brandão. Ela tem apenas 14 anos e já escreveu 12 livros. Ana estava lá na Bienal autografando seu primeiro livro publicado, lançado pela editora Novo Século: Sombra de um Anjo. De acordo com a autora, o livro é resultado de um sonho “doido” que ela teve aos 12 anos, durante uma viagem. Fã de Harry Potter, Ana pretende lançar seus outros livros e, quem sabe, transformá-los em filmes.

Segundo matéria publicada pelo A Crítica, “o livro narra uma batalha épica entre o céu e o inferno, onde a protagonista se vê em um dilema que assombra sua vida: fugir de suas visões e levar uma vida normal, ou usar o seu dom para salvar o destino da humanidade”. A resenha diz o seguinte: “Todos gostariam de ter um anjo-da-guarda, alguém que esteja sempre por perto, dando proteção e sendo um ombro amigo. A personagem Samantha Lyterin, do livro Sombra de um Anjo, tem um, literalmente. E não é apenas uma pessoa boa que está sempre ao lado dela, é Gabriel, o anjo mais famoso das histórias bíblicas. O guardião vem à Terra para proteger a garota de 17 anos que é atormentada desde criança por sombras e visões sobre o futuro. 

“A história se passa em Sant’ France, universidade localizada ficcionalmente no Canadá, onde a protagonista ganha uma bolsa de estudos para estudar Biologia, depois que perdeu seus pais e sua mãe adotiva. A jovem, que sempre teve dificuldade para interagir com as pessoas, começa sua primeira amizade na faculdade com Helena, com quem divide o quarto. Em determinado ponto da saga, as visões de Samantha se tornam mais fortes e ela percebe que quem se aproxima dela corre riscos, já que todas as outras pessoas de que ela gostou morreram. Além disso, as sombras continuam a perseguindo e sussurrando em seu ouvido frases que despertam um temor ainda maior. É quando Gabriel aparece em sua vida, e ela não demora a perceber que ele é seu guardião e se apaixona por ele.” [Aliás, na história, Gabriel abre mão de sua imortalidade para ficar com a moça!]

Em entrevista concedida à revista Toda Teen, Ana conta como surgiu a ideia do livro: “Eu estava numa viagem, daí eu tive um sonho doido e a história do sonho ficou na minha cabeça. Depois, quando fui pra casa, comecei a formular a história e contei pra minha mãe sobre minha ideia. Então ela falou: ‘Por que você não tenta escrever? Você não vai perder nada se não der certo.’ Então eu comecei o livro.”

Em seu blog, a também adolescente Gabi Barbosa escreveu: “Samantha é uma menina diferente, órfã, sem muitos amigos, mas algo era mais diferente ainda: tinha visões que a atormentavam e sombras que a perseguiam. Com o passar do tempo, ela se descobre destinada a equilibrar a balança entre o bem e o mal. Como? Ficando entre os anjos e as sombras que buscam uma arma que fora forjada e que somente ela permitiria a ascensão de Lucian, o anjo caído poderoso que fora expulso do céu! E aí? Quem irá vencer? [..] Com um enredo cativante e personagens apaixonastes, desde o que amamos até o que amamos odiar, o livro nos prende a cada página nos deixando ávidos por mais e mais!”

Sombra de um Anjo é mais um livro (entre outros: confira aqui, aqui e aqui) que contribuem para mitologizar o relato bíblico do grande conflito entre o bem e o mal. Curiosamente, livros dessa natureza têm se tornado best-seller em nosso país e no exterior.