sexta-feira, setembro 05, 2014

Pele tem células capazes de fazer cálculos avançados

"Computadores" espalhados pelo corpo
Um estudo da Universidade de Umeå, na Suécia, afirma que neurônios na pele humana conseguem realizar cálculos avançados. Anteriormente, acreditava-se que apenas o cérebro poderia realizar esse tipo de equação. A descoberta foi publicada na revista Nature Neuroscience. Uma característica fundamental das células que se estendem para a pele e registram o toque, os chamados neurônios de primeira ordem no sistema táctil, é que eles se ramificam de modo que cada neurônio comunique o toque de muitas zonas altamente sensíveis na pele. Segundo pesquisadores do Departamento de Biologia Integrativa Medicinal da instituição sueca, essa ramificação permite que os neurônios táteis de primeira ordem não só enviem sinais ao cérebro de que algo tocou a pele, mas também processem dados geométricos sobre o objeto que está em contato com a pele.

“Nosso trabalho mostrou que dois tipos de neurônios táteis de primeira ordem que abastecem a pele sensível nas pontas dos nossos dedos não apenas sinalizam informações sobre quando e com que intensidade um objeto é tocado, mas também sobre a forma do objeto tocado”, afirma Andrew Pruszynski, um dos pesquisadores por trás do estudo.

Essa pesquisa também mostra que a sensibilidade de neurônios individuais com a forma de um objeto depende da disposição na pele de zonas neuronais altamente sensíveis. “Talvez o resultado mais surpreendente do nosso estudo é que esses neurônios periféricos, que estão envolvidos quando um dedo examina um objeto, executam o mesmo tipo de cálculos feitos pelos neurônios no córtex cerebral”, conta Pruszynski. “Simplificando, isso significa que as nossas experiências de toque já são processadas ​​pelos neurônios na pele antes de chegar ao cérebro para processamento posterior”.


Nota: Computadores supersensíveis espalhados pelo corpo! “Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem” (Salmo 139:14). [MB]